Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/898
Title: Inovação no setor agrícola: proposta de um modelo estratégico do papel da Embrapa na evolução do agronegócio brasileiro
Authors: Nakane, Mariângela Terumi
metadata.dc.contributor.advisor: Sampaio, Renelson Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor-co: Figueiredo, Paulo Soares
metadata.dc.contributor.referees: Santos, Alex Álisson Bandeira
Barbosa, Josiane Dantas Viana
Keywords: Embrapa;Agronegócio;Inovação – Setor agrícola;Dinâmica de sistemas
Issue Date: 30-Jun-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: NAKANE, Mariângela Terumi; SAMPAIO, Renelson Ribeiro (Orientador); FIGUEIREDO, Paulo Soares (Coorientador). Inovação no setor agrícola: proposta de um modelo estratégico do papel da Embrapa na evolução do agronegócio brasileiro. Salvador, 2017. 104 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: O setor agropecuário brasileiro passou por um intenso desenvolvimento nas últimas quatro décadas. Algumas culturas como soja e milho obtiveram um crescimento significativo em sua produção e melhoria da produtividade desde os anos 1970. O Brasil possui vasta área agricultável e condições climáticas favoráveis, entretanto os arranjos institucionais, técnico científicos e produtivos permitiram uma franca evolução do agronegócio brasileiro, atingindo patamares de alta competitividade e sustentabilidade. As inovações tecnológicas e gerenciais desenvolvidas para o setor – como genética de cultivares (sementes e mudas) adaptadas para as diversas condições de solo e clima, suprimentos (adubos e fertilizantes, protetivos das lavouras – herbicidas, inseticidas, fungicidas), novos equipamentos e tecnologias de captura, análise e interpretação de dados ambientais, econômicos e tecnológicos, promotoras de tomada de decisão, foram responsáveis por este avanço. Neste contexto, destaca-se a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que é uma empresa de referência mundial em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o segmento. Sua atuação foi determinante para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Diante disto, configura-se a seguinte questão de pesquisa: Como é possível representar o comportamento dos processos da Embrapa que impactam na sua atuação junto ao mercado agrícola de sementes, no período mais recente de seu planejamento estratégico – 2008 a 2015? Foram selecionados três principais processos para esta pesquisa: licenciamento de cultivares, pesquisas em parceria e venda de publicações. O objetivo da pesquisa é propor um modelo dinâmico conceitual que explique a atuação da Embrapa junto ao mercado brasileiro de sementes no período de 2008 a 2015, incluindo os processos e variáveis de desempenho operacional mais significantes para suas atividades. A proposição do modelo foi realizada com base em Dinâmica de Sistemas. Este modelo proporciona uma compreensão sobre a influência das políticas associadas aos processos da Embrapa, possibilitando simular diferentes cenários e analisar possíveis efeitos da implantação de políticas no desempenho da empresa, assim como contribuir para futuros trabalhos acadêmicos.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/898
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariângela Terumi Nakane.pdfTCCP / TESE MCTI / SENAI CIMATEC1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.