Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/892
Title: Método multicritério TODIM na modelagem do processo decisório de linha de crédito para pessoa jurídica no varejo, no Brasil
Authors: Sampaio, Renelson Ribeiro
Cardoso, Hugo Saba Pereira
Cardoso, Bruno Oliveira Pinto
Monteiro, Roberto Luiz Souza
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Keywords: Modelagem de linhas de crédito
Metodologia multicritério
Pessoa jurídica
Processo decisório
Issue Date: 5-Apr-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: CARDOSO, Bruno Oliveira Pinto; SAMPAIO, Renelson Ribeiro (Orientador); CARDOSO, Hugo Saba Pereira (Coorientador). Método multicritério TODIM na modelagem do processo decisório de linha de crédito para pessoa jurídica no varejo, no Brasil. Salvador, 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: Nesta pesquisa considera-se os cenários históricos dos bancos no Brasil em consonância com o surgimento das linhas de crédito, bem como os critérios de factibilidade, aplicações e desdobramentos, em especial na linha empresarial. O problema da pesquisa a modelagem de critérios lastreados em base normativa do Banco do Brasil para criação de indicadores numéricos e hierárquicos em escala de prioridades de ofertas de linhas de crédito. As vantagens e desvantagens de adoção e de aplicação do método multicritério no apoio à decisão como instrumento decisório para os pleitos de linhas de crédito. O objetivo geral do trabalho é a modelagem de linhas de crédito com uso de metodologia multicritério para os processos decisórios de linhas de crédito para pessoa jurídica, no varejo, em instituição financeira. Os objetivos específicos são a aplicação de uma metodologia multicritério com atribuições de pesos normalizados na matriz de perfil de pessoa jurídica; o mapeamento das instruções normativas que norteiam a definição dos critérios de enquadramento de cada linha de crédito. A metodologia de pesquisa adodata é a revisão de literatura lastreada na identificação das referências bibliográficas de trabalhos correlatos com a construção de fonte de conhecimento inicial; nas pesquisas de informações referentes às 14 linhas de crédito oferecidas aos clientes pessoa jurídica, no varejo, da referida instituição financeira; na construção de mapa com as caraterísticas e especificidades para cada linha; na construção de planilha agrupando as características das linhas de crédito; na identificação do modus operandi atual e no desenvolvimento de modelo computacional para efetuar a escolha das linhas de crédito compatíveis com o perfil do cliente de maneira mais rápida e assertiva. Ao termino é descrita uma relação de vantagens e desvantagens da adoção da estratégia de seleção da linhas de crédito eleita como otimizada ao tempo em que a recomendação de listas de ações no trato do tema e afins.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/892
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Oliveira Pinto Cardoso.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.