Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/825
Título: Impactos da gestão do conhecimento nos núcleos de inovação tecnológica - NIT das universidades estaduais da Bahia
Autor(es): Sampaio, Renelson Ribeiro
Alves, Vivian Costa
Amarante Segundo, Gesil Sampaio
Rocha Neto, Ivan
Figueiredo, Paulo Soares
Palavras-chave: Conhecimento - Gestão
NIT
Inovação
Data do documento: 2013
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: O propósito desta pesquisa é investigar a inserção da gestão do conhecimento nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das universidades estaduais da Bahia. Foi realizada extensa revisão da literatura para avaliar o estado da arte sobre a inserção de Gestão do Conhecimento nos ambientes dos Núcleos. Foi estudado o processo histórico nos âmbitos nacional e estadual, relacionado à ciência e tecnologia com objetivo de melhor retratar o cenário atual. Foram elaborados dois questionários, o primeiro teve como objetivo caracterizar em aspectos gerais de constituição dos NIT. O segundo questionário teve como objetivo analisar as variáveis relacionadas à gestão do conhecimento. Os resultados foram analisados por universidade e posteriormente foram comparados com a evolução temporal dos indicadores de projetos aprovados junto à FAPESB, número de publicações e de proteções requeridas. Foi concluído que a universidade que possui processos organizados de gestão do conhecimento apresenta melhor desempenho em alguns destes indicadores, variado conforme cada instituição.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/825
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vivian Costa Alves.pdf10.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.