Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/799
Título: Estudo de compósitos poliméricos biodegráveis de poli-hidroxibutirato (phb), poli ε-caprolactona (pcl) e pó de madeira).
Autor(es): Pachekoski, Wagner Mauricio
Amorim Neto, Targino
Dalmolin, Carla
Becker, Daniela
Palavras-chave: Polímero biodegradável
PHB
PCL
Compósito
Data do documento: 2011
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Diante da crescente necessidade do uso de novos materiais, os pesquisadores desenvolveram polímeros com características que substituem propriedades mecânicas, térmicas e morfológicas de metais, cerâmicas e polímeros sintéticos utilizados cotidianamente. Como estes polímeros possuem uma difícil biodegradabilidade e provocam sérios danos ambientais, quando descartados, em breve terão seu uso controlado pela sociedade. Neste contexto, surgiu a idéia da obtenção de polímeros totalmente biodegradáveis. Biopolímeros como o PHB e PCL vem sendo largamente estudados, mas possuem custo elevado e propriedades inferiores quando comparados aos não biodegradáveis existentes. Especula-se que o reforço com pó de madeira é uma alternativa viável na produção de novos compósitos, que mantenham as características de biodegradabilidade e que possuam propriedades mecânicas, térmicas e morfológicas com ganhos em relação aos materiais de partida. Este trabalho teve como objetivo desenvolver compósitos, e a obtenção de corpos de prova pelo processo de injeção/extrusão, formados por PHB, PCL e Pó de Madeira em diferentes concentrações. Foram realizados ensaios de caracterização térmica, mecânica e morfológica, avaliando ainda a viabilidade técnica e econômica dos mesmos. A partir dos resultados obtidos, verificou-se a possibilidade de se processar os compósitos em extrusora/injetora, as diferentes características de desempenho, percebeu-se a falta de adesão da fibra à matriz polimérica e a viabilidade econômica da utilização de biopolímeros como matriz e pó de madeira como carga de enchimento.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/799
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Targino Amorim Neto.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.