Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/722
Título: Alfabetização online: um caminho de ensino-aprendizagem para educação de jovens e adultos com base em Paulo Freire
Autor(es): Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Fernandes, Pollyana Pereira
Romão, Eliana Sampaio
Palavras-chave: Paulo Freire
Sistem educacional - Modelagem
Tecnologia educacional
Data do documento: 2011
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo modelar um software capaz de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, o sistema denominado Alfabetização Online, é baseado no Método Paulo Freire e pode ser utilizado como apoio ao desenvolvimento das fases que compõem o método, de modo a possibilitar aos educandos a apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A pesquisa, de caráter praxiológico, compreende dois momentos: o primeiro, pautado no diálogo com os autores e na construção da proposta metodológica; e o segundo, caracterizado pela experimentação da proposta metodológica para compreender a sua efetividade junto ao processo de ensino-aprendizagem da EJA, contemplando, especialmente, os educandos em processo de alfabetização. Os resultados obtidos a partir da experiência, realizada em campo, evidenciam a contribuição desta pesquisa para um ensino-aprendizagem crítico e consciente, fundamentado na perspectiva educacional de Paulo Freire, mediado pelas TIC e capaz de incentivar o desenvolvimento de projetos desta natureza voltado para a EJA.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/722
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Pollyana Fernandes_VF.pdf4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.