Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.authorFernandes, Pollyana Pereira-
dc.date.accessioned2016-09-22T12:03:39Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/722-
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo modelar um software capaz de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, o sistema denominado Alfabetização Online, é baseado no Método Paulo Freire e pode ser utilizado como apoio ao desenvolvimento das fases que compõem o método, de modo a possibilitar aos educandos a apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A pesquisa, de caráter praxiológico, compreende dois momentos: o primeiro, pautado no diálogo com os autores e na construção da proposta metodológica; e o segundo, caracterizado pela experimentação da proposta metodológica para compreender a sua efetividade junto ao processo de ensino-aprendizagem da EJA, contemplando, especialmente, os educandos em processo de alfabetização. Os resultados obtidos a partir da experiência, realizada em campo, evidenciam a contribuição desta pesquisa para um ensino-aprendizagem crítico e consciente, fundamentado na perspectiva educacional de Paulo Freire, mediado pelas TIC e capaz de incentivar o desenvolvimento de projetos desta natureza voltado para a EJA. ABSTRACT: This dissertation is the result of a research that aims to model a software capable of collaborating with the teaching-learning process of the early years of Youth and Adult Education (EJA). In this sense, the system called Literacy Online is based on the Paulo Freire Method and can be used to support the development of the phases that make up the method, in order to enable students to appropriate Information and Communication Technologies (ICT). The research, of a praxeological nature, comprises two moments: the first, based on the dialogue with the authors and on the construction of the methodological proposal; and the second, characterized by the experimentation of the methodological proposal to understand its effectiveness with the teaching-learning process of the EJA, contemplating, especially, the students in the literacy process. The results obtained from the experience, carried out in the field, show the contribution of this research to a critical and conscious teaching-learning, based on Paulo Freire's educational perspective, mediated by ICT and capable of encouraging the development of projects of this nature aimed at EJA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectSistem educacional - Modelagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAlfabetização online: um caminho de ensino-aprendizagem para educação de jovens e adultos com base em Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeOnline literacy: a teaching-learning path for youth and adult education based on Paulo Freire-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-23T12:03:39Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesRomão, Eliana Sampaio-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Pollyana Fernandes_VF.pdf4.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.