Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/616
Título: Por que não a engenharia? Estratégias de inclusão das meninas nas ciências exatas
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Tavares, Elaine Cristina
Souza, Marinilda Lima
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Palavras-chave: Ciências exatas - Mulheres
Engenharia - Mulheres
Data do documento: 2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: TAVARES, Elaine Cristina; SOUZA, Marinilda Lima; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa. Por que não a engenharia? Estratégias de inclusão das meninas nas ciências exatas. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 279-286.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral identificar as escolhas e os entraves das meninas para o acesso aos cursos de Exatas, especificamente, na Engenharia. Como aporte metodológico, utilizou-se a aplicação de questionário misto para coleta de dados, sendo a amostra total de 91 estudantes do sexo feminino do ensino médio. O estudo identificou os principais entraves/estereótipos que ainda se perpetuam e dificultam o acesso das mulheres nas áreas de engenharia. Os resultados desta pesquisa permitiu identificar os medos apontados por garotas com faixa etária de 14 a 20 anos em ingressar nas ciências duras, especificamente nas engenharias. Dentre as diferentes opções de engenharia, a especialidade de Mecânica teve menor preferência; enquanto a Civil e Química apresentaram maior tendência. Conclui-se que o maior entrave das meninas ao optar pela engenharia é a dificuldade nas disciplinas de exatas, ainda no ensino básico. Essa dificuldade acaba refletindo na baixa escolha por curso que sejam à base de Cálculo, Física e Química.
Descrição: p. 279-286
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/616
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Por que não a engenharia ... GETEC.pdf344.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.