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Title: Fatores que estimulam a criatividade e a inovação em uma organização de educação profissional: um estudo de caso
Authors: Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Felix, Nélio Alves
Figueiredo, Paulo Soares
Dantas, Maria da Conceição Carvalho
Barbosa, Josiane Dantas Viana
Keywords: Inovação
Criatividade
Educação profissional
Ambiente organizacional
Questionário KEYS®
Issue Date: 28-Jul-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: FELIX, Nélio Alves; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa (Orientadora); FIGUEIREDO, Paulo Soares (Coorientador). Fatores que estimulam a criatividade e a inovação em uma organização de educação profissional: um estudo de caso. Salvador, 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: A adoção de um ambiente inovador e criativo no âmbito da organização escolar tem sido valorizada, especialmente na educação profissional, na medida em que promove espaços favoráveis para a formação de futuros trabalhadores capazes de atender às novas exigências do mercado de trabalho. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção sobre o clima do ambiente de trabalho para a criatividade e a inovação na perspectiva de professores da educação profissional. Participaram da pesquisa 36 professores do quadro de efetivos de uma escola de educação profissional do estado de Alagoas. Foi aplicado o instrumento KEYS®, que avalia a percepção dos professores sobre o clima voltado para a criatividade e a inovação no ambiente de trabalho. As respostas foram analisadas quantitativamente por meio de métodos descritivos e do teste de correlação de Spearman. Os principais resultados mostraram que os fatores que obtiveram correlação significativa com a criatividade organizacional foram: incentivo organizacional; suporte do grupo de trabalho; trabalho desafiador; incentivo por parte da gestão; e recursos suficientes. As principais sugestões para melhorar a criatividade e inovação no ambiente de trabalho da escola foram: mais treinamento/desenvolvimento; melhor comunicação e colaboração sobre ideias; e melhores mecanismos para implementar novas ideias. Discutem-se as implicações desses resultados para a atuação desses professores e, consequentemente, para a formação de profissionais para empresas do setor industrial.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/925
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