Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/925
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira-Guizzo, Camila de Sousa | - |
dc.contributor.author | Felix, Nélio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-29T22:38:14Z | - |
dc.date.available | 2019-07-29T22:38:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
dc.identifier.citation | FELIX, Nélio Alves. Fatores que estimulam a criatividade e a inovação em uma organização de educação profissional: um estudo de caso. Orientador: Camila de Sousa Pereira Guizzo. 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/925 | - |
dc.description.abstract | A adoção de um ambiente inovador e criativo no âmbito da organização escolar tem sido valorizada, especialmente na educação profissional, na medida em que promove espaços favoráveis para a formação de futuros trabalhadores capazes de atender às novas exigências do mercado de trabalho. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção sobre o clima do ambiente de trabalho para a criatividade e a inovação na perspectiva de professores da educação profissional. Participaram da pesquisa 36 professores do quadro de efetivos de uma escola de educação profissional do estado de Alagoas. Foi aplicado o instrumento KEYS®, que avalia a percepção dos professores sobre o clima voltado para a criatividade e a inovação no ambiente de trabalho. As respostas foram analisadas quantitativamente por meio de métodos descritivos e do teste de correlação de Spearman. Os principais resultados mostraram que os fatores que obtiveram correlação significativa com a criatividade organizacional foram: incentivo organizacional; suporte do grupo de trabalho; trabalho desafiador; incentivo por parte da gestão; e recursos suficientes. As principais sugestões para melhorar a criatividade e inovação no ambiente de trabalho da escola foram: mais treinamento/desenvolvimento; melhor comunicação e colaboração sobre ideias; e melhores mecanismos para implementar novas ideias. Discutem-se as implicações desses resultados para a atuação desses professores e, consequentemente, para a formação de profissionais para empresas do setor industrial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ambiente organizacional | pt_BR |
dc.subject | Questionário KEYS® | pt_BR |
dc.title | Fatores que estimulam a criatividade e a inovação em uma organização de educação profissional: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.publisher.departament | Departamento do GETEC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher.initials | SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências sociais aplicadas e suas tecnologias | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Figueiredo, Paulo Soares | - |
dc.contributor.referees | Dantas, Maria da Conceição Carvalho | - |
dc.contributor.referees | Barbosa, Josiane Dantas Viana | - |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nélio Alves Felix.pdf | TCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC | 610.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.