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dc.contributor.advisorPereira-Guizzo, Camila de Sousa-
dc.contributor.authorFelix, Nélio Alves-
dc.date.accessioned2019-07-29T22:38:14Z-
dc.date.available2019-07-29T22:38:14Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.citationFELIX, Nélio Alves. Fatores que estimulam a criatividade e a inovação em uma organização de educação profissional: um estudo de caso. Orientador: Camila de Sousa Pereira Guizzo. 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/925-
dc.description.abstractA adoção de um ambiente inovador e criativo no âmbito da organização escolar tem sido valorizada, especialmente na educação profissional, na medida em que promove espaços favoráveis para a formação de futuros trabalhadores capazes de atender às novas exigências do mercado de trabalho. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção sobre o clima do ambiente de trabalho para a criatividade e a inovação na perspectiva de professores da educação profissional. Participaram da pesquisa 36 professores do quadro de efetivos de uma escola de educação profissional do estado de Alagoas. Foi aplicado o instrumento KEYS®, que avalia a percepção dos professores sobre o clima voltado para a criatividade e a inovação no ambiente de trabalho. As respostas foram analisadas quantitativamente por meio de métodos descritivos e do teste de correlação de Spearman. Os principais resultados mostraram que os fatores que obtiveram correlação significativa com a criatividade organizacional foram: incentivo organizacional; suporte do grupo de trabalho; trabalho desafiador; incentivo por parte da gestão; e recursos suficientes. As principais sugestões para melhorar a criatividade e inovação no ambiente de trabalho da escola foram: mais treinamento/desenvolvimento; melhor comunicação e colaboração sobre ideias; e melhores mecanismos para implementar novas ideias. Discutem-se as implicações desses resultados para a atuação desses professores e, consequentemente, para a formação de profissionais para empresas do setor industrial.pt_BR
dc.description.sponsorshipSENAI CIMATECpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectQuestionário KEYS®pt_BR
dc.titleFatores que estimulam a criatividade e a inovação em uma organização de educação profissional: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentDepartamento do GETECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais aplicadas e suas tecnologiaspt_BR
dc.contributor.advisor-coFigueiredo, Paulo Soares-
dc.contributor.refereesDantas, Maria da Conceição Carvalho-
dc.contributor.refereesBarbosa, Josiane Dantas Viana-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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