Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/915
Title: Emprego do processo analítico hierárquico para priorização de regiões para instalação de usinas eólicas e solares fotovoltaicas com estudo de caso no estado da Bahia
Authors: Santos, Alex Álisson Bandeira
Bulhões, Rômulo Lemos
Santana, Eudemario Souza de
Barbosa, Daniel
Silva Junior, Irênio de Jesus
Keywords: Usina eólica
Usina solar fotovoltaica
Energia renovável
Método multicritério de escolha
Processo analítico hierárquico
Issue Date: 30-Aug-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: BULHÕES, Rômulo Lemos; SANTOS, Alex Álisson Bandeira (Orientador); SANTANA, Eudemario Souza de (Coorientador). Emprego do processo analítico hierárquico para priorização de regiões para instalação de usinas eólicas e solares fotovoltaicas com estudo de caso no estado da Bahia. Salvador, 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: A geração de eletricidade por meio de fontes renováveis surge como uma das possíveis soluções para atender à crescente demanda por energia elétrica no país e no mundo, no médio e longo prazo. Acrescido a isso, é eminente a necessidade de produzir-se energia limpa, com pouca ou nenhuma emissão de poluentes e de gases causadores de efeito estufa. Devido a esses fatores, é notória a tendência de crescimento de usinas eólicas e solares, sendo o Brasil um país com grande riqueza desses recursos. Entretanto, a vasta dimensão territorial e baixa qualidade de infraestrutura são elementos, dentre outros, que dificultam para tomadas de decisões eficazes que acelerem o crescimento desse segmento. Com vistas a auxiliar então órgãos governamentais, agências regulamentadoras e outros grandes players dessa área, propõe-se nesse trabalho a utilização de um método multicritério de escolha, denominado Processo Analítico Hierárquico para auxiliá-los na tomada de decisão, a fim de se escolher regiões prioritárias para implantação de usinas eólicas e solares fotovoltaicas. O foco desse trabalho encontra-se no estado da Bahia, sendo que foram selecionadas 27 territórios para avaliação de prioridade de instalação. Para hierarquização desses territórios escolhidos, fez-se uso de ferramentas computacionais, sendo as principais delas o Matlab, para construção do algoritmo computacional, o Excel, para extração das informações que são dados de entrada do programa, e o AutoCAD, para elaboração de indicadores por meio de sobreposição de mapas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/915
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rômulo Lemos Bulhões.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC4.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.