Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/914
Title: Modelagem de sistemas para controladores lógicos programáveis utilizando o desenvolvimento baseado em componentes e IEC 61131 3: aplicação em indústria de petróleo e gás
Authors: Monteiro, Roberto Luiz Souza
Mattos, Nuno César Silva
Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões
Lepikson, Herman Augusto
Fontoura, José Roberto de Araújo
Keywords: Componentes de software
Controladores lógicos programáveis
Engenharia de software
IEC 61131
Issue Date: 26-Aug-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: MATTOS, Nuno César Silva; MONTEIRO, Roberto Luiz Souza (Orientador). Modelagem de sistemas para controladores lógicos programáveis utilizando o desenvolvimento baseado em componentes e IEC-61131-3: aplicação em indústria de petróleo e gás. Salvador, 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial ) - SENAI - CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: Este projeto aborda a aplicação da engenharia de software em soluções para automação industrial, mais precisamente a utilização do conceito de desenvolvimento baseado em componentes e do padrão internacional IEC61131-3, como ferramentas para uma modelagem computacional no contexto dos CLPs (controladores lógicos programáveis) aplicáveis na indústria de exploração e produção de petróleo e gás. É apresentado, com o resultado, uma modelagem de solução corporativa para equipamentos industriais, construída a partir dos fluxogramas de engenharia P&ID (Pipingand Instrumentation Diagram - Diagrama de tubulação e instrumentação); tais como transmissores analógicos, válvulas de bloqueio, bombas com acionamento elétrico e malhas de controle PID ( Controlador Proporcional, Integral e Derivativo). Para representação desses modelos foi utilizado a diagramação SysML (Systems Modeling Language - Linguagem de modelagem de sistemas), elícitados requisitos comportamentais dos componentes e codificados em linguagem compatível com os CLPs da plataforma RSLogix5000. Por fim, é possível considerar que estes componentes de softwares são reutilizáveis em toda a instalação industrial, sendo assim, estes se apresentam como uma alternativa à padronização de lógicas destinadas aos controladores programáveis. No quesito metodologia, parte da pesquisa é considerada uma revisão bibliográfica e está relacionada a busca de informações em livros e artigos publicados, objetivando o domínio do conhecimento técnico para analisar o problema e modelar uma solução computacional. O método de pesquisa é experimental e modelagem, estando relacionada ao objeto de estudo: Componentes para controle industrial.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/914
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nuno César Silva Mattos.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.