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dc.contributor.advisorPereira, Hernane Borges de Barros-
dc.contributor.authorSantos, Carlos César Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-07-24T19:40:32Z-
dc.date.available2019-07-24T19:40:32Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos César Ribeiro; PEREIRA, Hernane Borges de Barros (Orientador). Redes marítimas e TVG da cabotagem brasileira: estrutura especial e dinâmica regional. Salvador, 2018. 109 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.pt_BR
dc.identifier.otherhttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/728?mode=full-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/905-
dc.description.abstractNos últimos anos, a movimentação marítima de cargas entre os portos cresceu em importância estratégica no Brasil, tendo em vista a eminente necessidade da desconcentração de sua matriz de transporte, ainda excessivamente dominada pelo modal rodoviário. Dessa forma, o modal aquaviário apresenta-se como uma real alternativa de prover a indústria brasileira maior eficiência logística no transporte de cargas. Sabe-se que o transporte marítimo, na Europa, cresce em números absolutos, principalmente pelos investimentos, nas últimas duas décadas, em pesquisa e tecnologias aplicáveis a esse modal. No Brasil, o modal aquaviário ´e dividido em longo curso, vias interiores e cabotagem. Esse ´ultimo, em virtude das características físicas do país (e.g. 8500 km de costa navegável) demonstra-se como uma importante alternativa de investimento e crescimento desse modal. Assim, esta Tese apresenta o uso da Teoria de Redes e dos grafos variantes no tempo para a criação das denominadas Redes Marítimas, com o objetivo de investigar o comportamento do transporte marítimo pela cabotagem na costa brasileira entre os anos de 2010 a 2015. Os dados foram obtidos, por meio do Sistema Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), órgão do governo federal brasileiro. A cabotagem foi escolhida em virtude de resultados operacionais que mostram o efeito positivo desse tipo de navegação para o transporte de cargas no país. Os vértices das redes são os portos e as arestas são dirigidas de um porto a outro quando acontece uma viagem entre eles. Os resultados exibem portos como hubs ou dessa rede, a exemplo de Santos e Suape, em cada mês do intervalo de tempo estabelecido. A topologia das redes encontradas apontam um fenômeno Small-World. O uso da Teoria de Redes e dos grafos variantes no tempo apresentam-se como relevantes para tomadas de decisão cada vez mais assertivas e estratégicas para o transporte marítimo brasileiro. ABSTRACT: In recent years, maritime cargo movement between ports has grown in strategic importance in Brazil, due to the eminent need to deconcentrate its transport matrix, still excessively dominated by the road modal. In this way, the waterway model presents as a real alternative to provide, to the Brazilian industry, greater logistics efficiency in the transport of loads. It is known that maritime transport in Europe has grows in absolute numbers, mainly by the investments, in the last two decades, in research and technologies applicable to this modal. In Brazil, the waterway mode is divided into long courses, interior roads and cabotage. Because of the physical characteristics of the country (e.g. 8500 km of navigable coast), cabotage is an important investment and growth alternative. Thus, this thesis qualification project presents the use of networks theory and time-varying graphs for the creation of so-called maritime networks, with the objective of investigating the behavior of maritime transport by coasting on the Brazilian coast between 2010 and 2015. The data were obtained through the Waterway Statistical System of the National Agency of Waterway Transportation (ANTAQ), an agency of the Brazilian federal government. Cabotage was chosen due to operational results showing the positive effect of this type of navigation, for cargo transportation in the country. The vertices of the networks are the ports and the edges are directed from one port to another, when a journey takes place between them. The results show ports as hubs or hinterlands of this network, such as Santos and Suape, in each month of the established time interval. The topology of the networks found point to a Small-World phenomenon. The use of network theory and time-varying graphs are relevant for increasingly assertive and strategic decisions for Brazilian maritime transport.pt_BR
dc.description.sponsorshipSENAI CIMATECpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRedes marítimaspt_BR
dc.subjectCabotagempt_BR
dc.subjectGrafos variantes no tempopt_BR
dc.titleRedes marítimas e TVG da cabotagem brasileira: estrutura especial e dinâmica regionalpt_BR
dc.title.alternativeSEA NETWORKS AND TVG OF BRAZILIAN CABOTAGEM: SPATIAL STRUCTURE AND REGIONAL DYNAMICSIn
dc.typeTesept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentDepartamento do MCTIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesSenna, Valter de-
dc.contributor.refereesMonteiro, Roberto Luiz Souza-
dc.contributor.refereesPenna, Thadeu Josino Pereira-
dc.contributor.refereesSuarez, Marcus Alban-
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPG MCTI)

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