Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/902
Title: Representação do conhecimento sobre a emissão de HPA na queima de misturas combustíveis contendo diesel/biodiesel
Authors: Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Vieira, Rodrigo Pereira
Pereira, Hernane Borges de Barros
Moreira, Davidson Martins
Senna, Valter de
Guarieiro, Aline Lefol Nani
Lopes, Claudia Ribeiro Santos
Dantas, Alailson Falcão
Keywords: Representação do conhecimento
Emissão de HPA
Biodiesel
Diesel
Issue Date: Oct-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: VIEIRA, Rodrigo Pereira; GUARIEIRO, Lílian Lefol Nani (Orientadora); PEREIRA, Hernane Borges de Barros (Coorientador). Representação do conhecimento sobre a emissão de HPA na queima de misturas combustíveis contendo diesel/biodiesel. Salvador, 2017. 153 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: A queima de combustíveis fósseis lança na atmosfera, dentre outros poluentes, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), que são considerados danosos à saúde humana por apresentarem um potencial de carcinogenicidade relevante. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi representar o conhecimento por meio de redes semânticas oriundas de um inventário de publicações sobre a emissão de HPA na queima de misturas diesel/biodiesel. Foi realizada uma revisão sistemática e análise quantitativa dos resultados das publicações avaliando o grau de correlação entre a adição de diesel/biodiesel e a emissão de HPA. Foi observado um crescimento significativo de pesquisas nos últimos 10 anos. Os termos: emissão, motor diesel, gases de escape, combustíveis, dinamômetro e regulamentação foram identificados como nós centrais e nós com maior grau de centralidade de proximidade e intermediação nas redes semânticas. Os pesquisadores com maior participação na rede são LEE, W.J.(Taiwan); LIN, Y.C. (Taiwan); CHEN,C.B. (Taiwan). Os países com maior quantidade de pesquisadores envolvidos são Taiwan, Estados Unidos, China, República Tcheca, Austrália e o Brasil. As instituições associadas às pesquisas com maior grau de participação apontadas na rede de coautoria foram a Nacional Cheng Kung University localizada em Taiwan, Leeds University (no Reino Unido) e a Science and Tecnology Branch (no Canadá). A Instituição Brasileira com melhor classificação foi a Universidade Federal da Bahia. Foi observado nos trabalhos publicados que o nível de adição do diesel/biodiesel não possui correlação negativa representativa quando comparados ao nível de concentração de HPA emitida para atmosfera. Contudo, outros fatores como o tipo de biodiesel utilizado foi observado que reflete no grau de correlação tendo alguns tipos de biodiesel como o biodiesel girassol e de mamona possuem correlação maior de -0,65 e -0,70, respectivamente. Para tipos de biodiesel a correlação não é significativa. Todavia, a utilização de condições equitativas de testes pode influenciar no grau de onde o grau de correlação é mais significativo.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/902
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Pereira Vieira.pdfTCCP / TESE MCTI / SENAI CIMATEC10.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.