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Title: O design com vetor de inovação em empresas de pequeno e médio portes: uma proposta de modelo analítico conceitual
Authors: Sampaio, Renelson Ribeiro
Nolasco, Ângela Xavier de Souza
Figueiredo, Paulo Soares
Factum, Ana Beatriz Simon
Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de
Santos, Alex Álisson Bandeira dos
Winkler, Ingrid
Keywords: Design
Inovação
Pequena e Média Empresa (PME)
Escada do Design
Matriz do Design na Empresa (MDE)
Issue Date: 17-Nov-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: NOLASCO, Ângela Xavier de Souza; SAMPAIO, Renelson Ribeiro (Orientador); FIGUEREDO, Paulo Soares (Coorientador). O design com vetor de inovação em empresas de pequeno e médio portes: uma proposta de modelo analítico conceitual. Salvador, 2017. 102 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: O Design é reconhecido como um dos elementos contribuintes para o aumento da competitividade das empresas de todos os portes. Utilizados por diversos países, no Brasil, a partir de 1985, foi criado o programa Brasileiro de Design - PBD como uma ação em nível nacional. Desde então as ações de apoio têm sido implementadas em parcerias com outros ministérios para fins de financiamento dos programas e projetos. Assim, o objeto de estudo é a pequena e média empresa beneficiada por programas de ações com foco em design destinado à competitividade. Neste trabalho foi estudado o nível de inserção do Design nas PMEs quanto à estratégia de uso do design como vetor de inovação nas empresas pesquisadas. Esta é uma pesquisa qualiquantitativa de base exploratória com estudo de campo utilizando-se de entrevista e questionário semiestruturado com análise de dados. Como resultado principal é apresentado o Modelo Analítico Conceitual representativo do grau de permeabilidade do design enquanto vetor de inovação, denominado de Matriz do Design na Empresa – MDE. Espera-se, como resultado dessa pesquisa, que o modelo proposto (MDE) possa contribuir na avaliação e identificação do estágio do design como vetor de inovação na empresa. Além disso, poderá também contribuir na construção de cenários futuros baseado na predisposição da gestão da empresa para a inovação. Por fim, foi confirmado que apesar das políticas públicas de promoção do design como vetor de inovação em nível nacional para Pequenas e Médias Empresas, estas empresas ainda não possuem uma cultura disseminada quanto a isso e a incorporação de uma postura inovadora ainda é insatisfatória.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/901
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