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Title: Um modelo conceitual de desenvolvimento de jogos digitais: sugestões e modificações no framework de desenvolvimento scrum
Other Titles: A conceptual model of digital game development: suggestions and modifications in the scrum development framework
Authors: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Roberto Luiz Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referees: Pereira, Hernane Borges de Barros
Winkler, Ingrid
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Fontoura, José Roberto de Araújo
Keywords: Jogos digitais - Design;Metodologia - Framework;Modelo - Framework;Poker planning;Scrum
Issue Date: 21-Jul-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: DINIZ, Marcelo Vera Cruz; MONTEIRO, Roberto Luiz Souza (Orientador); CARNEIRO, Tereza Kelly Gomes (Orientadora). Um modelo conceitual de Desenvolvimento de Jogos Digitais: sugestões e modificações no framework de desenvolvimento: sugestões e modificações no franswork de desenvolvimento. Salvador, 2017. 103 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: Este trabalho propõe, com base em um modelo que define o processo de desenvolvimento de Jogos Digitais, duas práticas que objetivam eliminar problemas causados pela individualização do trabalho, aumentar a cooperação entre os membros da equipe de desenvolvimento durante as reuniões de planejamento, e diminuir problemas causados por falhas nas estimativas das user stories. O modelo proposto contempla as diferentes perspectivas dos jogadores e desenvolvedores de Jogos Digitais, e apresenta uma estrutura que favorece a concepção de jogos. A partir do modelo proposto, apresentamos um protocolo para descrição de Jogos Digitais, que tem como principal objetivo aumentar o caráter científico desses artefatos que, normalmente, se apresentam como objetos focados para o entretenimento. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa. Neste trabalho, mesclamos referências da área de designer de Jogos Digitais, Gamificação e protolocos que serviram como base estrutural das nossas sugestões. O resultado final dessa investigação possibilitou a construção de um modelo cuja aplicação potencializa a especialização de metodologias e frameworks de desenvolvimento de Jogos Digitais. ABSTRACT: This work proposes, based on a model that defines the Digital Games development process, two practices that aim to eliminate problems caused by the individualization of work, increase cooperation between development team members during planning meetings, and reduce problems caused by faulty estimates of user stories. The proposed model contemplates the different perspectives of players and developers of Digital Games, and presents a structure that favors the design of games. Based on the proposed model, we present a protocol for the description of Digital Games, whose main objective is to increase the scientific character of these artifacts, which are normally presented as objects focused on entertainment. The study methodology is qualitative in nature. In this work, we merged references from the area of ​​Digital Games designer, Gamification and protocols that served as the structural basis for our suggestions. The final result of this investigation allowed the construction of a model whose application enhances the specialization of methodologies and frameworks for the development of Digital Games.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/897
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