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Title: PAJED: um modelo de avaliação para jogos digitais educacionais
Authors: Alves, Lynn Rosalina Gama
Santos, William de Souza
Pereira, Hernane Borges de Barros
Winkler, Ingrid
Coutinho, Isa de Jesus
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Keywords: Jogos digitais educacionais
Avaliação de jogos digitais
Aprendizagem – Jogos digitais
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Issue Date: 30-Nov-2018
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: SANTOS, William de Souza; ALVES, Lynn Rosalina Gama (Orientadora). PAJDE: um modelo de avaliação para jogos digitais educacionais. Salvador, 160 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
Abstract: O presente estudo intitulado “PAJDE: Um modelo de avaliação para jogos digitais educacionais” teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação para jogos digitais que apresente um indicador do potencial para a aprendizagem que estas mídias possuem em cenários educacionais. A Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais (Digital Game-Based Learning - DGBL) vem se tornando uma tendência em diversas partes do mundo. No Brasil, por exemplo, no ano de 2018, o desenvolvimento de jogos digitais com fins educacionais vem superando os de entretenimento, demonstrando o aumento no interesse das empresas na produção destas mídias. Diante da carência de instrumentos de avaliação específicos para jogos digitais educacionais, busca-se um modelo que possa evidenciar o potencial e a eficácia destas mídias no processo de ensino e aprendizagem. Para cumprir o objetivo proposto, este trabalho se caracteriza por uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como procedimento uma pesquisa de survey, que utilizou dois questionários e envolveu 62 sujeitos, subsidiando a aplicação do Método Analytic Hierarchy Process (AHP) na composição deste modelo de avaliação. Os resultados deste processo revelaram a dicotomia de concepções geracionais e de formação quanto o que deve vir a ser um jogo digital educacional e quais características devem ser contempladas por eles. Também é apresentado o instrumento de avaliação do potencial para a aprendizagem de jogos digitais educacionais e a avaliação do Gamebook Guardiões da Floresta, onde foram constatados resultados favoráveis na aplicação do instrumento proposto. Como conclusão, tem-se a importância do desenvolvimento de instrumentos como o proposto nesta tese, considerando este cenário que demonstra o aumento da produção de jogos digitais educacionais, como também da necessidade do levantamento de mais evidências das contribuições dos jogos digitais educacionais para a aprendizagem.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/895
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