Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/863
Title: Avaliação exergética de um ciclo de refrigeração de etileno, aplicada a uma metodologia para o acompanhamento de processos
Authors: Santos, Alex Álisson Bandeira
Amaral, Francisco Franco
Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Neves, Sérgio Bello
Keywords: Exergia
Ciclos de refrigeração
Acompanhamento de processo
Issue Date: 28-Mar-2019
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: AMARAL, Francisco Franco; SANTOS, Alex Álisson Bandeira (Orientador). Avaliação exergética de um ciclo de refrigeração de etileno, aplicada a uma metodologia para o acompanhamento de processos. Salvador, 2019. 104 f . Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
Abstract: O processo de produção de olefinas leves a partir do craqueamento seletivo com vapor é intensivo em consumo de energia e os ciclos de refrigeração de etileno e propeno compõem uma parte fundamental no processo produtivo. Este trabalho tem como objetivo principal identificar oportunidades de redução do consumo de energia de um ciclo de refrigeração de etileno, através de uma avaliação termodinâmica baseada no conceito de exergia. A avaliação realizada mostrou que a quantidade de irreversibilidades geradas pelo ciclo em operação está 22% acima do previsto pelo projeto, o que representa uma eficiência exergética 14% menor. Foram identificadas duas causas principais para a menor eficiência em operação: uma menor eficiência politrópica do compressor refrigerante; e a necessidade de operar de forma constante com uma vazão de reciclo para o primeiro estágio para garantir a confiabilidade do compressor, após um usuário do ciclo ter sido retirado de operação. Existe um potencial de redução de 0,17 Gcal/h no consumo de energia do ciclo, que mesmo não sendo uma redução expressiva frente a potência total do compressor, recomenda-se a implementação das melhorias identificadas, sendo elas: recuperação da eficiência do compressor refrigerante por meio da realização da manutenção do mesmo e otimizar a distribuição da vazão entre as válvulas de reciclo do primeiro estágio. Adicionalmente, foram propostos indicadores para auxiliar na gestão operacional de ciclos de refrigeração, bem como uma metodologia para determinação dos mesmos com base na instrumentação tipicamente disponível neste tipo de processo. A expectativa é de que estes indicadores embasem o desenvolvimento do acompanhamento de processo de ciclos de refrigeração, sendo esperado um aprimoramento contínuo do mesmo, levando em conta as particularidades existentes em cada processo.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/863
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Franco Amaral.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.