Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira-Guizzo, Camila de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Ana Luzia Sanches Vieira Carreiro-
dc.date.accessioned2018-04-24T13:17:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/841-
dc.description.abstractA indústria de Construção Civil tem características que a diferencia dos processos contínuos das demais indústrias, por ser transitória, por trabalhar com prazos curtos e por gerar muitos riscos de acidentes. A partir das mudanças de cenário no mundo do trabalho, a área da Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) passa a ter exigências normatizadas, ganhando especial atenção a indústria construtiva por ter condições de trabalho perigosas e insalubres. Entretanto, o cumprimento integral da legislação não tem sido suficiente para a redução significativa dos índices de acidentes, devendo-se considerar as leis, como requisitos mínimos a serem cumpridos. Desse modo, as ações educativas em SST, advindas desta concepção, voltam-se para o aprendizado de regras de conduta e procedimentos de segurança. Ainda que avanços venham ocorrendo nessas ações educativas, nota-se que nem sempre tais práticas são efetivas, requerendo a incorporação de métodos criativos e conteúdos inovadores para a aprendizagem e formação desses profissionais. Com base nessa realidade, este estudo visa avaliar os efeitos de uma estratégia para aprender, criar e divulgar informações sobre segurança no trabalho em canteiros de obras. Para isso, foi planejada e aplicada uma estratégia em sala de aula para os estudantes de duas turmas do Curso de Auxiliar de Obras de Edificações, da instituição SENAI-BA, unidade Dendezeiros, que teve como objetivo fim elaborar uma Cartilha de Segurança no Trabalho, voltada para operários de obras. Para avaliar a estratégia, adotaram-se as dimensões da Teoria Flow de Csikszentmihalyi, que refletem sobre o que faz as pessoas sentirem prazer, satisfação, alegria, felicidade, fazendo coisas que não trarão fama ou fortuna imediata, como por exemplo, estudar/aprender um determinado assunto em sala de aula. Os resultados foram bastante satisfatórios, dentre os quais em torno de 90% dos estudantes participantes da estratégia sentiram-se engajados e motivados. Conforme relatos dos estudantes houve apreensão do conhecimento, que antes, com métodos tradicionais, não haviam conseguido obter. Considera-se aqui a necessidade da aplicação de estratégias para motivar a aprendizagem de profissionais da área de construção civil, conduzindo-os a sua própria segurança e a dos demais trabalhadores, gerando para as empresas maior competitividade organizacional, através de um melhor proveito dos recursos disponíveis, em especial dos recursos humanos. Ressalta-se ainda que o produto final, a Cartilha de Segurança no Trabalho, criada por cada grupo, poderá ser incorporada nas instituições de ensino e empresas da área da Construção Civil a fim de divulgar informações sobre o tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFlowpt_BR
dc.subjectSegurança no trabalhopt_BR
dc.subjectCanteiro de obrapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titleAvaliação de uma estratégia para aprender, criar e divulgar informações sobre segurança no trabalho em canteiros de obraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2018-04-25T13:17:47Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programGestão e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesCardoso, Larissa da Silva Paes-
dc.contributor.refereesAlberte, Elaine Pinto Varela-
dc.contributor.refereesDantas, Maria da Conceição Carvalho-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEFESA ANA LUZIA.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.