Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/829
Título: Estudo da influência dos parâmetros do processo de eletroerosão no desgaste do eletrodo e na produtividade durante a usinagem da liga INCONEL 718
Autor(es): Souza, Guilherme Oliveira de
Neves, Helaine Pereira
Palavras-chave: EDM
INCONEL
Produtividade
Desgaste relativo
Data do documento: 2014
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: A eletroerosão é um processo de usinagem que promove a remoção de material através da aplicação de descargas elétricas. O conhecimento dos parâmetros que permitem uma maior produtividade é importante para redução do tempo de fabricação de uma peça. Ao mesmo tempo, faz-se necessário reduzir o custo do processo através da diminuição do consumo de insumos. Para isso, é fundamental o enten.dimento sobre como os parâmetros do processo afetam a produtividade e o desgaste relativo do eletrodo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do processo com a variação dos parâmetros de eletroerosão durante a etapa de desbaste da liga INCONEL 718 no que tange o desgaste relativo do eletrodo e a taxa de remoção do material da peça. Para isso, foram realizadas duas etapas de ensaios com este material. Na primeira etapa, oito parâmetros foram variados em dois níveis. Na segunda etapa, foi avaliado o comportamento do processo com a variação em quatro níveis do tempo de onda ligado (ton) e do tempo de onda desligado (toff). Para obtenção da produtividade do processo foi considerada a taxa de remoção de material da peça através da medição da diferença de massa antes e após a usinagem. Da mesma forma, foi medido o desgaste relativo do eletrodo. Os resultados dos ensaios foram tratados e analisados estatisticamente. Da primeira etapa deste trabalho constatou-se que a polaridade do eletrodo teve grande influência sobre a taxa de remoção de material, sendo recomendada a adoção da polaridade positiva na usinagem deste material. Para o desgaste relativo do eletrodo, nenhuma variável apresentou influência estatística considerável. Da segunda etapa do trabalho, pode-se verificar a existência de um valor para ton que proporciona uma maior taxa de remoção, além de uma tendência a obtenção de desgaste nulo para o eletrodo com a utilização de longos ton. Também foi verificada uma redução da taxa de remoção com a diminuição de toff. Algumas observações sobre as possíveis causas que levaram aos resultados apresentados foram realizadas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/829
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helaine Pereira Neves.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.