Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/816
Título: Proposição de método de tomada de decisão para definição de leiaute de eletrodos aplicados na fabricação de moldes de injeção
Autor(es): Beal, Valter Estevão
Silveira, Solano Cristovão da
Souza, Guilherme Oliveira de
Santos, Alex Álisson Bandeira
Ahrens, Carlos Henrique
Palavras-chave: Processo - Planejamento
Eletroerosão
FMEA
Injeção - Molde
Data do documento: 2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Na fabricação de moldes de injeção, as ferramentas utilizadas nas operações de desbaste e acabamento por fresamento, possuem limitações que impossibilitam a finalização da superfície de moldagem no centro de usinagem. Detalhes angulosos, chamados comumente de “cantos vivos”, detalhes com relação altura x largura elevada, com difícil acesso do conjunto fresa-suporte ou material a ser usinado com elevada dureza, tornam necessária a utilização da usinagem por descargas elétricas, EDM (do inglês, Electrode Discharge Machining). Durante o processo de definir os detalhes da superfície do molde em que serão necessários eletrodos, surgem dúvidas ao programador de como erodir tais regiões. As dificuldades desta operação são critérios de ordem técnica que afetam a qualidade, o custo e a produtividade do processo. Uma destas incógnitas é a definição se com o uso de um eletrodo para toda a área ou eletrodos menores, subdivididos e complementares entre si, pode-se atingir maior eficiência no processo produtivo. Este trabalho propõe um método que auxilie na definição deste leiaute de eletrodos, baseado no custo e na confiabilidade do processo de projetar, fabricar e utilizar eletrodos, analisando o menor custo e menor risco de processo. O método baseia-se na estimativa do custo do material do eletrodo e no tempo de usinagem deste eletrodo, estimado com auxilio de um sistema CAM, para que este processo ocorra com custos e riscos identificados. Os resultados obtidos através das análises de tempo, custo e confiabilidade do processo, e com a utilização do método de tomada de decisão, evidenciaram que o método se mostra objetivo, rápido e de baixo custo.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/816
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Solano Cristovão da Silveira.pdf5.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.