Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/809
Título: Desenvolvimento de nanoestruturas adsorvente de argilas para tratamento de efluentes contendo compostos orgânicos do tipo BETX
Autor(es): Pachekoski, Wagner M.
Costa, Jonei Marques da
Viana, Josiane V. Dantas
Dalmolin, Carla
Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Becker, Daniela
Palavras-chave: Argila organofílica
Nanoestrutura adsorvente
Efluente - Tratamento
Substância mineral - Beneficiamento
Data do documento: 2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: É difícil remover os compostos orgânicos a partir de efluentes industriais, visto sua baixa solubilidade e ausência de processos industriais eficientes e de baixo custo. Visando oferecer uma alternativa ao tratamento de efluentes com complexos orgânicos solúveis, foi desenvolvida uma nanoestrutura adsorvente seletiva de complexos orgânicos com argila de baixa capacidade de troca catiônica a partir de técnicas de processamento de substâncias minerais. As nanoestruturas foram preparadas com a argila esmectitas vermelha (ArVe) ativada com carbonato de sódio e cloreto de hexadecil trimetilamônia. Os resultados das isotermas de adsorção e cinética de adsorção demonstram que a estrutura adsorvente possui elevada capacidade de adsorção de benzeno, etilbenzeno, tolueno e xileno. Testes para determinar o modelo de absorção mostrou que são aderentes aos modelos de absorção de Langmuir e Freundlich. A avaliação cinética mostrou que as equações cinéticas de pseudo 2ª ordem são aderentes aos dados experimentais. Os parâmetros de avaliação econômica com base na TIR, TMA, VPL e Payback, conferindo as estruturas adsorventes valor de produção favorável à comercialização para tratamento de efluentes industriais com complexos orgânicos dissolvidos.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/809
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jonei Marques da Costa.pdf2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.