Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/807
Título: Processo integrado de projeto, aquisição e execução de sistemas de impermeabilização em edifícios residenciais: diagnóstico e proposição de melhorias de gestão
Autor(es): Passos, Francisco Uchoa
Lima, Jorge Luiz de Aquino
Costa, Dayana Bastos
Alves, Lynn Rosalina Gama
Gonçalves, Jardel Pereira
Palavras-chave: Impermeabilização
Processo - Gestão
Gestão de processo
Construção civil - Qualidade
Data do documento: 2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: O sistema de impermeabilização na construção de edifícios residenciais passou a ser objeto de preocupação de muitas empresas construtoras, em função dos reparos pós entrega em obras com problemas de infiltração. Geralmente, estes problemas envolvem a remoção e perda de outros sistemas construtivos aplicados antes e depois da impermeabilização, a exemplo de estruturas de concreto e revestimentos. Desta forma, o problema de pesquisa definido foi como melhorar a gestão do sistema de impermeabilização em edifícios residenciais, a partir da análise de sua cadeia de valor e das interfaces com outros sistemas construtivos presentes na construção civil. Como método de pesquisa, inicialmente foi construído um modelo de análise baseado na construção enxuta, com foco no fluxo de informação, no desperdício e na conformidade com normas. Numa segunda etapa foi feita uma pesquisa de campo, através de visitas às obras e entrevistas com projetistas, construtoras e aplicadores de impermeabilização, reunindo-se informações que permitiram entender as atividades isoladas de cada interveniente e suas inter-relações. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de uma maior integração entre os intervenientes do processo global de impermeabilização, com foco na capacitação, transparência dos processos e maior controle das atividades de execução, promovendo-se melhores resultados, como redução de custos e desperdícios, com conseqüente melhoria da qualidade. O presente trabalho poderá favorecer às empresas de construção civil diretrizes para melhorar a gestão do processo de impermeabilização, possibilitando a redução de retrabalhos devido a falhas no sistema de comunicação na cadeia de impermeabilização. Assim, contribui-se para reduzir os serviços de manutenção das construções, gerando-se menos desperdícios para sociedade.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/807
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação JORGE LUIZ DE AQUINO LIMA.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.