Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/804
Título: Metodologia de gestão de projetos segundo o nível de maturidade - um estudo em uma organização sem fins lucrativos
Autor(es): Antônio, Liliane de Queiroz
Macedo, Fabio Finamori
Palavras-chave: Projeto - Gerenciamento
Nível de maturidade
Instituto Euvaldo Lodi
IEL
Data do documento: 2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: A maturidade organizacional em gerenciamento de projetos é notadamente um importante ativo para as organizações que querem estabelecer vantagens competitivas, pois no contexto de acirrada competitividade global, que as instituições estão inseridas, emerge a necessidade da gestão de projetos, que passa por qualquer atividade que tenha início, meio e fim e que não seja classificada com atividade rotineira. Assim, o objetivo dessa dissertação é identificar, por meio de um estudo de caso junto ao Instituto Evaldo Lodi (IEL/BA) Núcleo Regional na Bahia, uma associação privada, sem fins lucrativos, escolhida em função da representatividade de projetos no âmbito da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), se uma metodologia própria de gestão de projetos é condição suficiente para se estabelecer um nível de maturidade em uma organização sem fins lucrativos. A partir dessa compreensão espera-se esclarecer qual a estrutura mais adequada para uma organizações do 3º setor atuar na gestão de seus projetos e atingir uma boa maturidade. Para alcance de tal objetivo, são revisadas as produções cientificas sobre maturidade de projetos em instituições do 3º setor e sua influencia na gestão de projetos. A parte empírica do estudo evidencia o perfil de gestão do IEL/BA, bem como analise do nível de maturidade. Os resultados obtidos evidenciam que uma metodologia própia de gestão de projetos, definida e implementada, não é por si só, um elemento suficiente para atestar a maturidade organizacional, principalmente em organizações sem fins lucrativos, onde existe uma carência de estudos em gestão de projetos.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/804
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Fabio Finamori Macedo.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.