Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/803
Título: Estudo sobre critérios de compras públicas sustentáveis: o caso de uma empresa brasileira de economia mista da área de energia
Autor(es): Antônio, Liliane de Queiroz
Seixas, Eduardo Souza
Oliveira, Luciel Henrique de
Almeida, Edna dos Santos
Palavras-chave: Sustentabilidade
Compra pública sustentável
Cadeia de suprimento
Data do documento: 2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Os objetivos e práticas organizacionais estão geralmente focados nos resultados econômicos. O novo movimento sócio econômico é conceber novos objetivos dentro de práticas sustentáveis. As organizações necessitam buscar meios para alcançar o triple botton line, ou seja, resultados não somente econômicos, assim como, sociais e ambientais. O contexto deste estudo considera o poder de compra do governo que representa uma das principais fontes de pressão para que as empresas mudem o comportamento em direção à padrões produtivos sustentáveis, como também a força das leis e normas corporativas que incrementam esse processo. Desta forma, por meio do estudo de caso de uma empresa de economia mista brasileira da área energia, esta pesquisa objetiva verificar o alinhamento dos critérios dos processos de compras de materiais do setor de aquisição de materiais de uma unidade operacional da empresa focal na Bahia ao contexto da Sustentabilidade. A questão que se apresenta é se os critérios de compras de mátrias do setor de aquisição de materiais da empresa focal estão alinhados aos critérios de sustentabilidade. O estudo envolveu três tipos de materiais: cabaça de poço, óleo combustível e produtos químicos. Para a coleta de dados secundários, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada pesquisa documental em cinco objetos normativos da empresa focal. Para a coleta de dados primários foram analisados dezesseis processo e selecionados nove processos de compras dos materiais em estudo no período de 2006 a 2011. Foram realizadas entrevista, distribuídas entre gerentes e supervisores do setor de compras da empresa focal, além de que foram utilizadas as técnicas de observação para levantamento do processo de compras e sessões de focus group com funcionários do setor de compras da empresa focal. O estudo evidenciou que os processo de compras da empresa focal estão alinhados a critérios de sustentabilidade. Foi evidenciada a presença de dez critérios econômicos, sete critérios ambientais e nove critérios sociais que são praticados pela empresa focal com regularidade na aquisição dos materiais selecionados. Assim, dentre outras contribuições, a pesquisa trás elementos para a discussão sobre critérios de compras que estejam em consonância com práticas sustentáveis, observa o poder das compras públicas na transformação de um mercado fornecedor mais sustentável e verifica a importância de se pautar as decisões de compra com base no conceito do ciclo de vida do produto.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/803
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Eduardo Souza Seixas.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.