Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/797
Title: | Diagnóstico de implantação da autoavaliação nas faculdades privadas de Salvador na visão dos coordenadores da comissão própria de avaliação |
Other Titles: | Diagnosis of the implementation of self-assessment in private colleges in Salvador in the view of the coordinators of the own evaluation committee |
Authors: | Caribé, Sabrina Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Travassos Junior, Xisto Lucas |
metadata.dc.contributor.advisor-co: | Alves, Lynn Rosalina Gama |
Keywords: | Educação superior - Avaliação;SINAES;Avaliação institucional;Educação superior - Autoavaliação |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC |
Citation: | CARIBÉ, Sabrina Oliveira. Diagnóstico de implantação da autoavaliação nas faculdades privadas de Salvador na visão dos coordenadores da comissão própria de avaliação. Orientador: Xisto Lucas Travassos Junior. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011. |
Abstract: | O Sistema Nacional de Avaliação Institucional – SINAES é um sistema composto por três elementos: I) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG), realizada por comissão de especialistas designada para este fim; II) Avaliação de Desempenho dos Estudantes, realizada mediante a participação dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos. As áreas de conhecimento são previamente selecionadas a cada ano para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE); III) Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES). Esta é dividida em duas fases: avaliação externa, realizada por uma comissão de especialistas designada para este fim e a avaliação interna (Autoavaliação), que é de responsabilidade da própria Instituição de Ensino. A Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES, designa também que cada Instituição de Ensino Superior - IES deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA para, dentre outras atribuições, coordenar o processo de avaliação interna da instituição. Baseado neste sistema de avaliação, esta dissertação tem como questão de pesquisa identificar quais as principais dificuldades, no processo de autoavaliação nas faculdades privadas da cidade de Salvador no estado da Bahia, e consequentemente a sua utilização como um dos instrumentos base para sua gestão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 14 faculdades privadas de Salvador, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário, com questões mistas (fechadas e abertas) com foco em quatro segmentos: perfil do coordenador, composição da CPA, a forma de atuação dos membros da CPA e o processo de autoavaliação nessas instituições. Por fim, as conclusões indicam que mais da metade das faculdades analisadas possuem o processo de autoavaliação implantado de forma insuficiente ou não implantado. Este diagnóstico permite concluir que essas faculdades não atendem nem mesmo aos requisitos mínimos exigidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, consequentemente não estão engajadas com o compromisso de prover um ensino de qualidade, buscando a melhoria contínua da qualidade do ensino superior. ABSTRACT: The National Institutional Assessment System – SINAES is a system composed of three elements: I) Evaluation of Undergraduate Courses (ACG), carried out by a committee of specialists designated for this purpose; II) Student Performance Assessment, carried out through the participation of students entering and concluding the courses. The areas of knowledge are previously selected each year for the National Examination of Student Performance (ENADE); III) Evaluation of Education Institutions Superior (VALUES). This is divided into two phases: external evaluation, carried out by a committee of experts designated for this purpose and the internal evaluation (Self-evaluation), which is responsibility of the Educational Institution itself. Law 10,861, of April 14, 2004, which established SINAES, also designates that each Higher Education Institution - IES must constitute a Own Evaluation Committee - CPA for, among other duties, coordinate the institution's internal evaluation process. Based on this evaluation system, this dissertation has as a research question to identify which are the main difficulties, in the self-assessment process in private colleges in the city of Salvador in the state of Bahia, and consequently its use as one of the basic instruments for its management. For Therefore, a survey was carried out with 14 private colleges in Salvador, using as instrument of data collection, the questionnaire, with mixed questions (closed and open) with focus on four segments: profile of the coordinator, composition of the CPA, the way of acting of CPA members and the self-assessment process at these institutions. Finally, the conclusions indicate that more than half of the analyzed faculties have the process of self-assessment insufficiently implemented or not implemented. This diagnosis allows conclude that these faculties do not even meet the minimum requirements required by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - INEP, consequently they are not engaged with the commitment of providing a teaching of quality, seeking continuous improvement in the quality of higher education. |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/797 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Sabrina Oliveira Caribé.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.