Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/765
Título: D.O.M.: um modelo de game para a aprendizagem das funções quadráticas no ensino médio
Autor(es): Alves, Lynn
Santos, William de Souza
Pereira, Hernane Borges de Barros
Barbosa, Jonei Cerqueira
Palavras-chave: Jogo digital
U.M.L.
Scrum
Função quadrática
Data do documento: 2014
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: No que se refere ao conhecimento lógico-matemático dos estudantes brasileiros, o Brasil tem ocupado a 58a posição segundo a avaliação do PISA (2012). Em países como Inglaterra e Estados Unidos da América a interação dos alunos com os jogos digitais vem sendo utilizada para reverter os índices deficitários quanto às habilidades matemáticas e tem trazido êxito para a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Dentro desse contexto, surgiu a necessidade de investigar como modelar um jogo digital, como articular o entretenimento e aprendizagem, identificando quais características e o que devia contemplar um jogo digital, para que este fosse capaz de estimular o processo de ensino aprendizagem quanto às funções quadráticas para os alunos do 1o ano do Ensino Médio. O objetivo geral desta pesquisa é propor a utilização de um módulo da Linguagem de Modelagem Unificada (U.M.L.) no processo de Desenvolvimento Ágil - Scrum, durante a modelagem do game denominado D.O.M. (Dispositivo Oral Móvel), de modo a possibilitar a construção de um jogo digital que permita explorações matemáticas sobre o comportamento das funções quadráticas para alunos do Ensino Médio. Para atingir este objetivo, esta pesquisa trouxe a modelagem computacional de um jogo digital em gênero plataforma, em primeira pessoa (single player), em um ambiente gráfico 2D, desenvolvido na linguagem de script orientada a objetos Flash ActionScript. Os resultados desta pesquisa demonstraram como a U.M.L. pode ser introduzida no processo Desenvolvimento Ágil de um jogo digital, além de contribuir como referencial para a indústria de games educacionais e para os estudos que envolvem games e ensino das funções quadráticas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/765
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
William de Souza Santos.pdf5.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.