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dc.contributor.advisorAlves, Lynn-
dc.contributor.authorSantos, William de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-28T17:54:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/765-
dc.description.abstractNo que se refere ao conhecimento lógico-matemático dos estudantes brasileiros, o Brasil tem ocupado a 58a posição segundo a avaliação do PISA (2012). Em países como Inglaterra e Estados Unidos da América a interação dos alunos com os jogos digitais vem sendo utilizada para reverter os índices deficitários quanto às habilidades matemáticas e tem trazido êxito para a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Dentro desse contexto, surgiu a necessidade de investigar como modelar um jogo digital, como articular o entretenimento e aprendizagem, identificando quais características e o que devia contemplar um jogo digital, para que este fosse capaz de estimular o processo de ensino aprendizagem quanto às funções quadráticas para os alunos do 1o ano do Ensino Médio. O objetivo geral desta pesquisa é propor a utilização de um módulo da Linguagem de Modelagem Unificada (U.M.L.) no processo de Desenvolvimento Ágil - Scrum, durante a modelagem do game denominado D.O.M. (Dispositivo Oral Móvel), de modo a possibilitar a construção de um jogo digital que permita explorações matemáticas sobre o comportamento das funções quadráticas para alunos do Ensino Médio. Para atingir este objetivo, esta pesquisa trouxe a modelagem computacional de um jogo digital em gênero plataforma, em primeira pessoa (single player), em um ambiente gráfico 2D, desenvolvido na linguagem de script orientada a objetos Flash ActionScript. Os resultados desta pesquisa demonstraram como a U.M.L. pode ser introduzida no processo Desenvolvimento Ágil de um jogo digital, além de contribuir como referencial para a indústria de games educacionais e para os estudos que envolvem games e ensino das funções quadráticas. ABSTRACT: Regarding the logical-mathematical knowledge of Brazilian students, Brazil has occupied the 58th position according to the PISA assessment (2012). In countries like England and the United States of America student interaction with digital games comes being used to reverse the deficit indices regarding math skills and has brought success to the learning of mathematical concepts. inside that context, the need arose to investigate how to model a digital game, how to articulate entertainment and learning, identifying which characteristics and what should contemplate a digital game, so that it would be able to stimulate the teaching process learning about quadratic functions for 1st year high school students. The general objective of this research is to propose the use of a module of the Language of Unified Modeling (U.M.L.) in the Agile Development process - Scrum, during the modeling of the game called D.O.M. (Oral Mobile Device), in order to enable the construction of a digital game that allows mathematical explorations about the behavior of quadratic functions for high school students. To achieve this objective, this research brought the computational modeling of a digital game in platform, in first person (single player), in a 2D graphical environment, developed in the Flash ActionScript object-oriented scripting language. The results of this research demonstrated how the U.M.L. can be introduced into the process Agile development of a digital game, in addition to contributing as a reference for the educational games industry and for studies involving games and teaching of quadratic functions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectU.M.L.pt_BR
dc.subjectScrumpt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.titleD.O.M.: um modelo de game para a aprendizagem das funções quadráticas no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeD.O.M.: a game model for learning quadratic functions in high school-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-29T17:54:28Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesPereira, Hernane Borges de Barros-
dc.contributor.refereesBarbosa, Jonei Cerqueira-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

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