Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/755
Título: Solução para auditoria de documentos do tribunal de contas dos municípios da Bahia, utilizando amostragem de aceitação e curva característica de operação
Autor(es): Senna, Valter de
Dias, Karen Conceição
Silva, Giovana Oliveira
Silva, Marcone Lopes
Sant´Anna, Annibal Parracho
Palavras-chave: Documento - Auditoria
Auditoria documentária
Data do documento: 2013
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Este trabalho tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos de auditoria documentária utilizados, de forma elementar, no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM - BA). A enorme quantidade de documentos enviados à análise nos Tribunais, tem tornado inviável o exame de cada um deles, ainda que de forma superficial. A amostragem é observada como uma medida de aperfeiçoamento do conjunto de procedimentos necessários que mais contribui à análise de um auditor. O trabalho aqui proposto visa expandir o procedimento de auditoria aplicado no TCM - BA, em que a auditoria por amostragem estatística é empregada. Com isso, serão acrescidos novos critérios para delimitação do tamanho amostral dos documentos a serem auditados. Acredita-se que uma forma mais adequada de análise deve basear-se no método já consagrado, na indústria, de amostragem de aceitação, amplamente utilizados em controle da qualidade. Propõe-se portanto, estudar a transposição desses métodos para auditoria contábil, em especial ao ambiente do Tribunal de Contas, modificando o que se fizer necessário para sua efetiva aplicação.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/755
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Karen Conceição Dias.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.