Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/752
Título: Um modelo computacional de apoio ao processo de difusão de conhecimento entre equipes de pré-venda em empresas de desenvolvimento de software
Autor(es): Sampaio, Renelson Ribeiro
Lacerda, Rogério Vital
Pacheco, Roberto C. S.
Souza, Josemar Rodrigues de
Palavras-chave: Pré venda - TI
Conhecimento - Criação
Conhecimento - Difusão
Rede social - Análise
Modelagem computacional
Data do documento: Jul-2010
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: A alta competitividade, o dinamismo e as fortes exigências dos mercados globais, principalmente o de tecnologia da informação, associado a um processo cont nuo de renovação das tecnologias, em ciclos cada vez mais curtos, têm levado as organizações a buscarem cada vez mais formas de inovação. O conhecimento, por sua vez, passou a ser o ativo mais importante para as organizações. Tornou-se indispensável, para a organização, entender, mapear e fomentar o processo de cria ção e difusão de conhecimento que acontece em seu ambiente e, além disso, ser capaz de incorporar esses novos conhecimentos nas tecnologias utilizadas e nos produtos e servi ços gerados, transformando-o em competência. Uma dessas competências, importantíssima para organizações que prestam serviços em tecnologia da informação, e a elaboração de propostas para pré-venda de serviços, especialmente, o desenvolvimento de sistemas. Muitas dessas organizações dependem, fundamentalmente, da sua capacidade de se vender adequadamente e, com isso, alimentar a sua produção e geraçãao de seus serviços. Nesse contexto, essa pesquisa tem por objetivo primordial propor um modelo computacional que possa apoiar as pessoas que atuam na elaboração de propostas de pré-venda, no âmbito dos serviços de tecnologia da informa ção e, mais especificamente, no desenvolvimento de sistemas, no que diz respeito a criação e difusão do conhecimento oriundo dessa atividade. Para tanto, o estudo propõe o entendimento do processo de pré-venda que acontece em empresas de tecnologia da informação, buscando compreender como se dá a obtenção de conhecimento por parte dos envolvidos. Os envolvidos nas pré-vendas se relacionam através de redes, que serão mapeadas e, então, analisadas, para em seguida propor-se um modelo aderente, que apoie esse conjunto de atividades. O referencial te órico utilizado nessa pesquisa para entender o processo de criaçãao do conhecimento foi o modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi, através das duas dimensões, ontológica e epistemol ógica, combinado com a abordagem da ARS (Análise de Redes Sociais) para o mapeamento e análise das diversas redes que podem ser encontradas. Al em disso, utilizou-se o referencial teórico da UML (Uni ed Modeling Language) para a elaboração do modelo computacional. Para explorar e entender essas questões teóricas foi feita uma análise empí rica através de um estudo de caso, conduzido em uma grande organização fornecedora de servi ços em tecnologia da informação, com o objetivo de investigar o processo de pré-vendae e as formas de obtenção de conhecimento utilizadas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/752
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Rogerio Lacerda.pdf6.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.