Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/736
Título: Um modelo de localização baseado na metodologia AHP para fornecedores de autopeças da cadeia automotiva do estado da Bahia
Autor(es): Senna, Valter de
Menezes, Bruno Leonardo Santos
Sampaio, Renelson Ribeiro
Palavras-chave: Teoria da localização
Analytic Hierarchy Process
Setor automotivo
Bahia
Data do documento: 2013
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Uma multinacional fabricante de automóveis e chassis de ônibus anunciou oficialmente que construirá uma fábrica na cidade de Camaçari no Estado da Bahia. Com a chegada deste importante cluster industrial para a região, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões no Estado e atração de quase 400 novas industriais de autopeças para a região. O setor automotivo e de autopeças tem significativa participação nas exportações nacionais e nos índices econômicos de produção industrial da Bahia. Um setor estratégico para economia nacional e regional. O município baiano que atrair este aglomerado de organizações que fornecem peças para o setor automotivo poderá ser uma localidade estratégica para a manutenção da vantagem competitiva de todo o Estado. A mão de obra qualificada e especializada presente nestes locais, são um dos exemplos de fatores de localização industriais complexos e dinâmicos decisivos nesta tomada de decisão. A alta complexidade e dinâmica da economia do Estado aumenta a subjetividade deste processo decisório logístico. Qual o método analítico pode servir de auxílio para esta tomada de decisão e reduzir a subjetividade deste processo decisório? Esta pesquisa tem como objetivo principal aplicar a metodologia (AHP) Analytic Hierarchy Process como suporte à decisão de localização das fábricas dos fornecedores de autopeças no Estado da Bahia com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari. Cada cidade baiana apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise analítica destes municípios por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente e eficaz para determinar a importância de cada aspecto de localização e reduzir a subjetividade neste complexo processo decisório. A localização ótima deste conjunto de organizações utilizando um método confiável pode reduzir gastos em toda cadeia de suprimentos do setor e como consequência aumentar a vantagem competitiva e maximizar os benefícios econômicos e sociais do Estado da Bahia no cenário nacional.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/736
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Bruno Leonardo Santos Menezes.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.