Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/728
Título: Análise espectral singular: modelagem de série temporais através de estudos comparativos usando diferentes estratégias de previsão
Autor(es): Senna, Valter de
Esquivel, Renata de Miranda
Gomes, Gecynalda Soares da Silva
Silva, Marcone Lopes da
Zebende, gilney Figueira
Palavras-chave: Análise espectral singular
Série temporal
Previsão
Data do documento: Mai-2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Os métodos estatísticos para análise de séries temporais encontram-se amplamente desenvolvidos na literatura e vários modelos clássicos predativos estão implementados em programas estatísticos genéricos ou específicos. Contudo, cada modelo clássico exige suposições relacionadas às características dos dados e o uso adequado dos modelos exigirá verificações dessas suposições, que podem demandar muitos esforços na etapa de identificação do padrão de comportamento da série temporal. Como alternativa pode-se utilizar uma técnica poderosa e relativamente moderna conhecida como Análise espectral Singular (SSA, do inglês Singular Spectrum Analysis). A SSA visa realizar uma decomposição da série temporal em poucos componentes independentes e interpretáveis. Este método não exige o conhecimento sobre o modelo paramétrico da série temporal e pode ser aplicado em qualquer série com alguma potencial estrutura. Apesar da existência de uma quantidade razoável de publicações sobre a SSA, esse método ainda é pouco usado pela comunidade científica brasileira. A presente dissertação objetiva apresentar o desenvolvimento teórico e aplicações da SSA visando compará-la com os modelos clássicos para séries temporais, além de divulgar uma abordagem não usual na solução de problemas práticos que envolvem séries temporais. Com esta finalidade, analisou-se duas séries temporais com características distintas, sendo uma da área da metrologia e outra do campo financeiro. E adicionalmente, utilizou-se séries simuladas provenientes de processo estocásticos bem discutidos na literatura especializada. De uma forma geral observou-se que o algoritmo recorrente de previsão SSA consegue representar melhor as variações existentes nos dados, como flutuações sazonais e picos, características encontradas com frequência em séries históricas. A previsão SSA apresentou um comportamento global mais condizente com a realidade das séries analisadas. Uma grande vantagem em aplicar a SSA em detrimento aos modelos clássicos refere-se à sua simplificação no entendimento das séries temporais e consequentemente diminuição da intervenção do analista. Sua utilização produziu, em geral, resultados tão bons ou superiores aos gerados pelos métodos clássicos considerados nesta investigação científica.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/728
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao de RenataEsquivelDissertacao15junh12.pdf5.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.