Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/707
Title: | Sistemas Cognitivos e a construção de competências do trabalhador na indústria química |
Other Titles: | II WORKSHOP DE GESTÃO, TECNOLOGIA INDUSTRIAL E MODELAGEM COMPUTACIONAL |
Authors: | Aragão, Roberto N. de Pereira-Guizzo, Camila S. Figueiredo, Paulo S. |
Keywords: | Indústria química - Competência;Indústria química - Trabalhador;Sistema cognitivo |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | SENAI/CIMATEC SENAI/CIMATEC |
Citation: | ARAGÃO, Roberto N. de; PEREIRA-GUIZZO, Camila S.; FIGUEIREDO, Paulo S. Sistemas cognitivos e a construção de competências do trabalhador na indústria química. In: WORKSHOP DE GESTÃO, TECNOLOGIA INDUSTRIAL E MODELAGEM COMPUTACIONAL, 2., Salvador. Anais... Salvador, SENAI CIMATEC, 2015. |
Abstract: | A discussão sobre o uso de sistemas cognitivos na construção de competências do trabalhador na indústria química, via educação corporativa, tem-se estendido a diversos temas associados às questões voltadas para a efetividade destes sistemas e sua contribuição na melhoria dos indicadores de desempenho, bem como na redução dos índices de acidentes na indústria. Nesta dissertação pretende-se mostrar faces dessas questões, desenvolvendo reflexões na busca de uma resposta para a pergunta: Quais as vantagens e principais características do e-Learning corporativo para atender as estratégias de redução dos índices de acidentes na indústria química? Nessa pesquisa pretendemos também identificar as principais características que conferem efetividade ao e-learning corporativo para atender as estratégias de redução dos índices de acidentes na indústria química, utilizando como espaço empírico, o estudo de caso da Dow Brasil Ltda. – unidade Aratu/BA. Há uma série de aspectos metodológicos no e-learning que impactam no resultado em termos de redução de acidentes que nos levam a considerar no presente estudo as seguintes hipóteses: 1ª Hipótese: O Sistema de e-learning é mais efetivo na forma WBT (Web Based Training/Treinamento baseado em WEB), onde o usuário tem a possibilidade de realizar seus treinamentos no local de trabalho ou em casa conforme suas necessidades. 2ª Hipótese: O Sistema de e-learning, juntamente com outros suportes do ambiente corportativo, é mais efetivo do que o treinamento tradicional, em termos de aprendizado e impacto na redução de acidentes. |
Description: | p. 121-122 |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/707 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sistemas cognitivos ....pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.