Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/707
Título: Sistemas Cognitivos e a construção de competências do trabalhador na indústria química
Título(s) alternativo(s): II WORKSHOP DE GESTÃO, TECNOLOGIA INDUSTRIAL E MODELAGEM COMPUTACIONAL
Autor(es): Aragão, Roberto N. de
Pereira-Guizzo, Camila S.
Figueiredo, Paulo S.
Palavras-chave: Indústria química - Competência
Indústria química - Trabalhador
Sistema cognitivo
Data do documento: 2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: ARAGÃO, Roberto N. de; PEREIRA-GUIZZO, Camila S.; FIGUEIREDO, Paulo S. Sistemas cognitivos e a construção de competências do trabalhador na indústria química. In: WORKSHOP DE GESTÃO, TECNOLOGIA INDUSTRIAL E MODELAGEM COMPUTACIONAL, 2., Salvador. Anais... Salvador, SENAI CIMATEC, 2015.
Resumo: A discussão sobre o uso de sistemas cognitivos na construção de competências do trabalhador na indústria química, via educação corporativa, tem-se estendido a diversos temas associados às questões voltadas para a efetividade destes sistemas e sua contribuição na melhoria dos indicadores de desempenho, bem como na redução dos índices de acidentes na indústria. Nesta dissertação pretende-se mostrar faces dessas questões, desenvolvendo reflexões na busca de uma resposta para a pergunta: Quais as vantagens e principais características do e-Learning corporativo para atender as estratégias de redução dos índices de acidentes na indústria química? Nessa pesquisa pretendemos também identificar as principais características que conferem efetividade ao e-learning corporativo para atender as estratégias de redução dos índices de acidentes na indústria química, utilizando como espaço empírico, o estudo de caso da Dow Brasil Ltda. – unidade Aratu/BA. Há uma série de aspectos metodológicos no e-learning que impactam no resultado em termos de redução de acidentes que nos levam a considerar no presente estudo as seguintes hipóteses: 1ª Hipótese: O Sistema de e-learning é mais efetivo na forma WBT (Web Based Training/Treinamento baseado em WEB), onde o usuário tem a possibilidade de realizar seus treinamentos no local de trabalho ou em casa conforme suas necessidades. 2ª Hipótese: O Sistema de e-learning, juntamente com outros suportes do ambiente corportativo, é mais efetivo do que o treinamento tradicional, em termos de aprendizado e impacto na redução de acidentes.
Descrição: p. 121-122
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/707
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas cognitivos ....pdf2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.