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Title: O fluxo do conhecimento durante a criação de um produto automotivo: uma proposta de gerenciamento
Authors: Moraes, Marcelus de
metadata.dc.contributor.advisor: Sampaio, Renelson R.
metadata.dc.contributor.referees: Sampaio, Renelson Ribeiro
Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
Passos, Francisco Uchoa
Keywords: Desenvolvimento de produtos;Difusão do conhecimento;Análise de redes
Issue Date: 27-Oct-2010
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: MORAES, Marcelus de. O fluxo do conhecimento durante a criação de um produto automotivo: uma proposta de gerenciamento. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2010.
Abstract: Para manter a vantagem competitiva, as empresas têm que inovar. Alta qualidade, baixo custo e diversidade de produtos não são suficientes no cenário atual. Velocidade e Flexibilidade também são cruciais, e estes fatores estão interligados a capacidade de uma empresa em buscar inovações em seus processos. Inovação refere-se à introdução de algo novo ou o aperfeiçoamento no ambiente produtivo, que resulte em novos produtos, processos ou serviço. Uma empresa aumenta a probabilidade de vencer os concorrentes quando sua disputa baseia-se em inovações sucessivas e sustentáveis. Para Nonaka e Takeuchi (1997), o que diferencia as empresas orientais das ocidentais é a capacidade de compartilhamento de informações. O compartilhamento de informações em seus departamentos pode dar à empresa uma vantagem competitiva; o modelo proposto por Nonaka e Takeuchi foi denominado modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização do conhecimento). Ele sugere que novos conhecimentos podem surgir a partir do conhecimento inicial. Considerando tais fatores, o presente trabalho buscará mapear o processo de desenvolvimento de produtos de uma montadora automotiva, analisando e mapeando o processo de governança de desenvolvimento de produto (PDP). A contribuição do estudo ocorre na análise crítica dos resultados observados a partir do mapeamento obtido da Rede Social associada ao PDP em dado momento, e a definição das ligações fortes e fracas dessa rede. Alem disso, a integração entre o ARS e o modelo SECI fornece uma noção de até que ponto a rede estudada contribui para a difusão e a elevação do nível de conhecimento técnico, bem como a sua comparação com a rede formal, delimitada pelos procedimentos escritos da empresa.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/706
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