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dc.contributor.advisorSampaio, Renelson R.-
dc.contributor.authorMoraes, Marcelus de-
dc.date.accessioned2016-09-09T13:56:21Z-
dc.date.issued2010-10-27-
dc.identifier.citationMORAES, Marcelus de. O fluxo do conhecimento durante a criação de um produto automotivo: uma proposta de gerenciamento. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/706-
dc.description.abstractPara manter a vantagem competitiva, as empresas têm que inovar. Alta qualidade, baixo custo e diversidade de produtos não são suficientes no cenário atual. Velocidade e Flexibilidade também são cruciais, e estes fatores estão interligados a capacidade de uma empresa em buscar inovações em seus processos. Inovação refere-se à introdução de algo novo ou o aperfeiçoamento no ambiente produtivo, que resulte em novos produtos, processos ou serviço. Uma empresa aumenta a probabilidade de vencer os concorrentes quando sua disputa baseia-se em inovações sucessivas e sustentáveis. Para Nonaka e Takeuchi (1997), o que diferencia as empresas orientais das ocidentais é a capacidade de compartilhamento de informações. O compartilhamento de informações em seus departamentos pode dar à empresa uma vantagem competitiva; o modelo proposto por Nonaka e Takeuchi foi denominado modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização do conhecimento). Ele sugere que novos conhecimentos podem surgir a partir do conhecimento inicial. Considerando tais fatores, o presente trabalho buscará mapear o processo de desenvolvimento de produtos de uma montadora automotiva, analisando e mapeando o processo de governança de desenvolvimento de produto (PDP). A contribuição do estudo ocorre na análise crítica dos resultados observados a partir do mapeamento obtido da Rede Social associada ao PDP em dado momento, e a definição das ligações fortes e fracas dessa rede. Alem disso, a integração entre o ARS e o modelo SECI fornece uma noção de até que ponto a rede estudada contribui para a difusão e a elevação do nível de conhecimento técnico, bem como a sua comparação com a rede formal, delimitada pelos procedimentos escritos da empresa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtospt_BR
dc.subjectDifusão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAnálise de redespt_BR
dc.titleO fluxo do conhecimento durante a criação de um produto automotivo: uma proposta de gerenciamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-10T13:56:21Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.refereesHastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.refereesPassos, Francisco Uchoa-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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