Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/699
Título: As representações sociais de violência dos usuários de jogos eletrônicos
Título(s) alternativo(s): Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Autor(es): Lemos, Igor Lins
Gouveia, Raimundo Cândido de
Alves, Lynn Rosalina Gama
Palavras-chave: Representação social
Violência
Jogo eletrônico
Catarse
Diversão
Data do documento: Jul-2014
Editor: FAPEMIG
FAPEMIG
Citação: LEMOS, Igor Lins; GOUVEIA, Raimundo Cândido de; ALVES, Lynn Rosalina Gama. As representações sociais de violência dos usuários de jogos eletrônicos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 199-207, jul./dez. 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar as representações sociais em relação à violência contida nos jogos eletrônicos e, especificamente, verificar se os participantes estabelecem conexões entre a violência contida nos jogos eletrônicos e comportamentos violentos. Foi utilizada a teoria das representações sociais como alicerce teórico, a qual aponta a forma em que os sujeitos de um determinado grupo constituem teorias do senso comum, as quais são construídas e compartilhadas socialmente, permitindo justificar ações e posicionamentos diante de objetos de interesse coletivo. Foram entrevistados vinte usuários de jogos eletrônicos, maiores de idade, sendo dezenove do sexo masculino. Foi utilizada a análise de conteúdo do tipo categorial-temática de Bardin. Os resultados das categorias e subcategorias apontaram para temas como a diversão, aprendizagem do idioma inglês e catarse. A violência, elemento camuflado na fala dos usuários, não foi considerada uma influência na prática dos jogadores, revelando contradições nos discursos.
Descrição: p. 199-207
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/699
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As representações ....pdf232.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.