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dc.contributor.authorLemos, Igor Lins-
dc.contributor.authorGouveia, Raimundo Cândido de-
dc.contributor.authorAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.date.accessioned2016-09-08T18:26:43Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.citationLEMOS, Igor Lins; GOUVEIA, Raimundo Cândido de; ALVES, Lynn Rosalina Gama. As representações sociais de violência dos usuários de jogos eletrônicos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 199-207, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/699-
dc.descriptionp. 199-207pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral investigar as representações sociais em relação à violência contida nos jogos eletrônicos e, especificamente, verificar se os participantes estabelecem conexões entre a violência contida nos jogos eletrônicos e comportamentos violentos. Foi utilizada a teoria das representações sociais como alicerce teórico, a qual aponta a forma em que os sujeitos de um determinado grupo constituem teorias do senso comum, as quais são construídas e compartilhadas socialmente, permitindo justificar ações e posicionamentos diante de objetos de interesse coletivo. Foram entrevistados vinte usuários de jogos eletrônicos, maiores de idade, sendo dezenove do sexo masculino. Foi utilizada a análise de conteúdo do tipo categorial-temática de Bardin. Os resultados das categorias e subcategorias apontaram para temas como a diversão, aprendizagem do idioma inglês e catarse. A violência, elemento camuflado na fala dos usuários, não foi considerada uma influência na prática dos jogadores, revelando contradições nos discursos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFAPEMIGpt_BR
dc.publisherFAPEMIGpt_BR
dc.sourcehttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/1828/As%20representa%C3%A7%C3%B5es%20....pdfpt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectCatarsept_BR
dc.subjectDiversãopt_BR
dc.titleAs representações sociais de violência dos usuários de jogos eletrônicospt_BR
dc.title.alternativeGerais: Revista Interinstitucional de Psicologiapt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Artigos completos publicados em periódicospt_BR
dc.identifier.numberv. 7, n. 2pt_BR
dc.description.localpubJuiz de Fora / MGpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-09T18:26:43Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

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