Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/695
Title: Aprendizagem mediada pelos jogos digitais: delineando design investigativo
Other Titles: Educação, Tecnologia & Inovação
Authors: Alves, Lynn
Keywords: Design interativo;Jogo digital;Aprendizagem;Avaliação
Issue Date: 2015
Publisher: EDUFBA
EDUFBA
Citation: ALVES, Lynn. Aprendizagem mediada pelos jogos digitais: delineando design investigativo. In: SOUZA, Claudio Reynaldo; SAMPAIO, Renelson Ribeiro (Org.). Educação, Tecnologia & Inovação. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 187-208.
Abstract: O presente artigo objetiva socializar e discutir a perspectiva teórico-metodológica que norteia a prática de desenvolvimento e pesquisa de jogos digitais do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB. Este grupo tem no seu portfolium onze jogos desenvolvidos e um em produção. Dentro dessa perspectiva apresentamos uma breve contextualização do fenômeno cultural que são os jogos digitais em interlocução com autores clássicos e contemporâneos, estabelecendo suas relações e contribuições para aprendizagem dos jogadores. Os referenciais aqui apresentados, bem como o tempo de imersão do grupo nesse cenário permitiu a construção de um design investigativo que norteia as ações desenvolvida ao longo de doze anos. Portanto, os resultados desse artigo referem-se a trilha construida para realizar as investigações junto aos jogadores no que se refere a aprendizagem mediada pelos jogos digitais, indicando a implicação desses resultados no processo de desenvolvimento dos jogos que são retroalimentados mediante o feedback dos jogadores e pesquisadores. O design investigativo aqui apresentado pode contribuir para subsidiar outras pesquisas e processos de desenvolvimento de jogos digitais voltados para distintos cenários de aprendizagem
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/695
Appears in Collections:Livros (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
designinvestigativolynnalves310514vf (1).pdf374.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.