Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/671
Title: Objetos digitais de aprendizagem e scorm integração no moodle
Other Titles: MOODLE estratégias pedagógicas e estudos de cas
Authors: Souza, Antonio Carlos dos S.
Alves, Lynn
Keywords: SCORM;MOODLE;Objeto digital - Aprendizagem
Issue Date: 2009
Publisher: EDUNEB
EDUNEB
Citation: SOUZA, Antonio Carlos dos S.; ALVES, Lynn. Objetos digitais de aprendizagem e scorm integração no moodle. In: ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (Org.). MOODLE estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009, p. 203-233.
Abstract: A nossa interação com o ambiente MOODLE instalado em instituições de ensino superior na cidade de Salvador – Bahia – Brasil, a exemplo da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, da Faculdade de Educação – FACED / UFBA, da Faculdade Integrada da Bahia – FIB, IFBahia – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - e da Fundação Visconde de Cairu - FVC, sinalizam a ausência de atividades com objetos digitais de aprendizagem em conformidade com o modelo SCORM – Modelo de Referência de Objetos de Conteúdo Compartilhável. Os docentes e discentes utilizavam distintos objetos de aprendizagem, como apresentações em power point, textos, vídeos etc, mas não adotavam um padrão, pois desconheciam a sua existência. Tais constatações nos levaram a concluir que os educadores das instituições de ensino referenciadas desconhecem o SCORM, mesmo os que utilizam o MOODLE, como ambiente de aprendizagem. Este fato pode ser explicado a partir de dois aspectos. O primeiro, a falta de conhecimento das vantagens inerentes ao modelo como, por exemplo, a troca de informação entre o objeto digital de aprendizagem e o Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Description: p. 203 - 233
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/671
ISBN: 978.85.7887-001-0
Appears in Collections:Livros (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Objetos digitais cap..pdf10.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.