Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/669
Title: Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle
Other Titles: Moodle estratégias pedagógicas e estudos de caso
Authors: Alves, Lynn
Keywords: Comunidade virtual;Aprendizagem;Moodle;Software livre;Interface
Issue Date: 2009
Publisher: EDUNEB
EDUNEB
Citation: ALVES, Lynn. Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: OKADA, Alexandra; BARROS, Daniela; ALVES, Lynn (Org.). Moodle estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009, p. 187-201.
Abstract: A aldeia global, concebida por McLuhan e Powers (1996), nas décadas de 1960 e 1970, possui hoje uma outra configuração, muito mais interativa, possibilitando a emergência das chamadas comunidades de aprendizagem. Para Rheingold (1997), essas comunidades se constituem em agregações sociais que surgem na Internet formada por interlocutores invisíveis que podem ter interesses que vão do conhecimento científico ao conhecimento espontâneo, utilizando esses espaços para trocas intelectuais, sociais, afetivas e culturais, permitindo aflorar os seus sentimentos, estabelecendo teias de relacionamentos, mediadas pelo computador, conectados na rede. Essas comunidades são viabilizadas através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs, também conhecidos como LMS (Learning Management Systems), que se constituem em plataformas (softwares) que disponibilizam ferramentas ou interfaces para comunicação síncrona ou assíncrona. Um exemplo dessas interfaces são as listas de discussão, os fóruns, os “chats”, , “twiter”, sites de relacionamento, entre outros
Description: p. 187-201
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/669
ISBN: 978.85.7887-001-0
Appears in Collections:Livros (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Um olhar cap..pdf5.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.