Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/669
Título: Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle
Título(s) alternativo(s): Moodle estratégias pedagógicas e estudos de caso
Autor(es): Alves, Lynn
Palavras-chave: Comunidade virtual
Aprendizagem
Moodle
Software livre
Interface
Data do documento: 2009
Editor: EDUNEB
EDUNEB
Citação: ALVES, Lynn. Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: OKADA, Alexandra; BARROS, Daniela; ALVES, Lynn (Org.). Moodle estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009, p. 187-201.
Resumo: A aldeia global, concebida por McLuhan e Powers (1996), nas décadas de 1960 e 1970, possui hoje uma outra configuração, muito mais interativa, possibilitando a emergência das chamadas comunidades de aprendizagem. Para Rheingold (1997), essas comunidades se constituem em agregações sociais que surgem na Internet formada por interlocutores invisíveis que podem ter interesses que vão do conhecimento científico ao conhecimento espontâneo, utilizando esses espaços para trocas intelectuais, sociais, afetivas e culturais, permitindo aflorar os seus sentimentos, estabelecendo teias de relacionamentos, mediadas pelo computador, conectados na rede. Essas comunidades são viabilizadas através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs, também conhecidos como LMS (Learning Management Systems), que se constituem em plataformas (softwares) que disponibilizam ferramentas ou interfaces para comunicação síncrona ou assíncrona. Um exemplo dessas interfaces são as listas de discussão, os fóruns, os “chats”, , “twiter”, sites de relacionamento, entre outros
Descrição: p. 187-201
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/669
ISBN: 978.85.7887-001-0
Aparece nas coleções:Livros (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar cap..pdf5.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.