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Título: Jogos eletrônicos e violência: o retorno
Título(s) alternativo(s): RUA Revista Universitária do Audiovisual
Autor(es): Alves, Lynn Rosalina Gama
Palavras-chave: Jogo eletrônico - Aprendizagem
Jogo eletrônico
Violência
Data do documento: 2009
Editor: UFSCar
UFSCar
Citação: ALVES, Lynn Rosalina Gama. Jogos eletrônicos e violência: o retorno. RUA Revista Universitária do Audiovisual, São Carlos, v. 1, 2009.
Resumo: O presente artigo retoma a discussão em torno da relação de causa e efeito dos jogos eletrônicos e comportamentos hediondos. Mediante a interlocução com a psicanálise, com a saúde coletiva, comunicação e outros aportes, apresentamos um olhar diferenciado para este debate. Assim, neste artigo os jogos eletrônicos passam a ser compreendidos como espaços de aprendizagem nos quais são possíveis elaborar medos, angústias, sentimentos agressivos, como em uma catarse. Os jogos eletrônicos vem a cada dia ocupando maior espaço em diferentes segmentos da sociedade contemporânea. Contudo, ainda despertam por parte dos pais, especialistas, educadores e profissionais da mídia, um olhar maniqueísta, quase sempre sendo responsabilizados por comportamentos hediondos e que envolvem atos violentos contra a sociedade e/ou os semelhantes.
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