Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/662
Título: Jogos eletrônicos e educação: abrindo a caixa de Pandora
Título(s) alternativo(s): Ciências Humanas e Sociais em Revista
Autor(es): Alves, Lynn
Palavras-chave: Jogo eletrônico
Jogo eletrônico - Educação
Jogo eletrônico - Aprendizagem
Data do documento: Jan-2010
Citação: ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos e educação: abrindo a caixa de Pandora. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 1, jan. 2010.
Resumo: Jogos eletrônicos e educação: abrindo a caixa de pandora. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB, que partiu do seguinte problema: quais os sentidos que os alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental atribuem ao jogo digital Tríade? Para aprofundar essa investigação, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa, utilizando, como instrumentos, um questionário fechado, a observação da interação dos alunos com o jogo e, finalmente, uma entrevista semiestruturada a fim de indagar dos alunos/jogadores os sentidos que atribuíram ao jogo. Assim, através da análise dos dados, foi possível constatar que um percentual significativo dos jogadores estabeleceu relações entre o jogo e a Revolução Francesa, ratificando que o percurso construído para essas significações é bem distinto daquele que predomina nos espaços escolares. Os resultados detalhados são apresentados neste artigo que procurou socializar e apontar novos olhares para relação entre os jogos digitais e a educação.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/662
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos eletrônicos e educação ....pdf193.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.