Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/655
Title: | Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade |
Other Titles: | Revista e-Curriculum |
Authors: | Alves, Lynn Neves, Isa Beatriz da Cruz Paz, Tatiana Santos da |
Keywords: | Cibercultura;Mobilidade - Cultura;Curriculo multirreferencial |
Issue Date: | May-2014 |
Citation: | ALVES, Lynn Rosalina Gama; NEVES, Isa Beatriz da Cruz; PAZ, Tatiana Santos da. Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 1248-1269, maio/out. 2014. |
Abstract: | Na cibercultura, tudo parece estar em rede e a rede está em todos os lugares. As tecnologias digitais reconfiguram a mobilidade informacional num processo que envolve alterações nas dinâmicas sócio-comunicacionais. Este novo contexto é inspirador para se repensar o currículo educacional, sobretudo na perspectiva multirreferencial, que, dentre outras coisas, rompe com a ênfase em aspectos como a disciplinaridade; tem o foco principal no alunado; valoriza a heterogeneidade e considera as distintas referências que fazem parte do universo dos sujeitos envolvidos nos processos de aprendizagem escolares e não escolares. Diante disto, este artigo tem como objetivo estabelecer uma interface entre o currículo multirreferencial e as práticas comunicativas mediadas por dispositivos móveis digitais, através de argumentação teórica, revelando que a cultura da mobilidade proporciona uma base dinâmica de produção social de conteúdo, que pode propiciar a vivência de um currículo cada vez mais dinâmico, contextualizado e que prioriza o respeito às diferenças, aos gostos, aos interesses e às necessidades de cada aluno. |
Description: | p. 1248-1269 |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/655 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Constituição do currículo ....pdf | 331.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.