Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/655
Title: Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade
Other Titles: Revista e-Curriculum
Authors: Alves, Lynn
Neves, Isa Beatriz da Cruz
Paz, Tatiana Santos da
Keywords: Cibercultura;Mobilidade - Cultura;Curriculo multirreferencial
Issue Date: May-2014
Citation: ALVES, Lynn Rosalina Gama; NEVES, Isa Beatriz da Cruz; PAZ, Tatiana Santos da. Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 1248-1269, maio/out. 2014.
Abstract: Na cibercultura, tudo parece estar em rede e a rede está em todos os lugares. As tecnologias digitais reconfiguram a mobilidade informacional num processo que envolve alterações nas dinâmicas sócio-comunicacionais. Este novo contexto é inspirador para se repensar o currículo educacional, sobretudo na perspectiva multirreferencial, que, dentre outras coisas, rompe com a ênfase em aspectos como a disciplinaridade; tem o foco principal no alunado; valoriza a heterogeneidade e considera as distintas referências que fazem parte do universo dos sujeitos envolvidos nos processos de aprendizagem escolares e não escolares. Diante disto, este artigo tem como objetivo estabelecer uma interface entre o currículo multirreferencial e as práticas comunicativas mediadas por dispositivos móveis digitais, através de argumentação teórica, revelando que a cultura da mobilidade proporciona uma base dinâmica de produção social de conteúdo, que pode propiciar a vivência de um currículo cada vez mais dinâmico, contextualizado e que prioriza o respeito às diferenças, aos gostos, aos interesses e às necessidades de cada aluno.
Description: p. 1248-1269
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/655
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Constituição do currículo ....pdf331.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.