Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/651
Título: Melhorias operacionais em uma petroquímica brasileira: em que medida a empresa pratica processos produtivos de classe mundial?
Título(s) alternativo(s): XIII SEMINARIO LATINOAMERICANO DE GESTIÓN TECNOLÓGICA
Autor(es): Passos, Francisco Uchoa
Aragão, Irlam
Palavras-chave: TPM
Seis sigma
Braskem - Programa de melhoria
Braskem - Processo produtivo
Data do documento: 2009
Editor: ALTEC
ALTEC
Citação: PASSOS, Francisco Uchoa; ARAGÃO, Irlam. Melhorias operacionais em uma petroquímica brasileira: em que medida a empresa pratica processos produtivos de classe mundial? In: SEMINARIO LATINOAMERICANO DE GESTIÓN TECNOLÓGICA, 13., 2009, Cartagena de Indias. Anais... Cartagena de Indias: ALTEC, 2009.
Resumo: Este estudo mostra em que medida um programa de melhorias da Braskem resultou na prática de processos produtivos típicos de petroquímicas de classe mundial. A verificação foi feita em uma planta industrial da companhia, na qual investigaram-se os impactos sobre a eficiência operacional promovidos pelas ferramentas Seis Sigma e TPM (Total Productive Maintenance), utilizadas no programa de melhorias. Foram escolhidos três indicadores considerados, pela literatura, de grande relevância para a competitividade do negócio de commodities na indústria petroquímica: as perdas físicas de produtos; a eficiência energética da planta; e a taxa de utilização dos ativos. Os referidos indicadores sofreram aferição, respectivamente, antes do programa “Braskem+” (período de 2002 a 2004) e após o programa (período de 2005 a 2007), sendo os dados tratados com o emprego do software Minitab. As diferenças entre os dois conjuntos foram testadas quanto à sua significância estatística, revelando que as perdas físicas de eteno e a eficiência energética da planta aproximaram-se bastante do desempenho “classe mundial”. Porém, a taxa de utilização dos ativos, embora tenha evoluído positivamente, ainda se acha a uma razoável distância do desempenho “classe mundial”. Este trabalho contribui para aferir os impactos e promover redirecionamentos em um vultoso programa corporativo, destinado a inserir uma petroquímica brasileira no mercado mundial.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/651
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melhorias operacionais ....pdf679.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.