Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/607
Title: Multiplataforma de controle de direção para o projeto smartchair
Other Titles: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Authors: Silva, Rodrigo Barros da
Cerqueira, Tadeu Abreu
Pinheiro, Oberdan Rocha
Keywords: Smartchair;Cadeira de rodas;Cadeira de rodas - Controle remoto;Cadeira de rodas - Controle de direção
Issue Date: 2014
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: SILVA, Rodrigo Barros da; CERQUEIRA, Tadeu Abreu; PINHEIRO, Oberdan Rocha. Multiplataforma de controle de direção para o projeto smartchair. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 466-475.
Abstract: O presente trabalho visa desenvolver um sistema para controle de direção de uma cadeira de rodas motorizada (CRM) comercial com multiplataformas de comando, tais como celulares smartphones, comandos de voz ou gestuais por visão computacional. O trabalho está sob contexto do projeto SmartChair desenvolvido no SENAI CIMATEC com o apoio do Instituto SENAI de Inovação em Automação. Nesse primeiro momento, os autores implementaram um circuito para o envio de sinais elétricos que ativam os comandos direcionais da cadeira. Junto à CRM, acoplou-se um notebook para o processamento dos softwares de reconhecimento de voz, de gestos por visão computacional e de controle da cadeira remotamente. As três formas de controle de direção da cadeira foram testadas de forma separada com programas não integrados entre si. As avaliações foram realizadas pelos próprios autores e apresentaram bons resultados em relação à precisão do reconhecimento dos comandos realizados pelo usuário.
Description: p. 466-475
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/607
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Multiplataforma ... GETEC.pdf648.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.