Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/585
Título: A construção de uma ontologia para a representação do conhecimento no processo de desenvolvimento de produto
Título(s) alternativo(s): IX CONGRESS ISKO-SPAIN
Autor(es): Andrade, Maria Teresinha Tamanini
Ferreira, Cristiano Vasconcelos
Villela, Karina Barreto
Pereira, Hernane Borges Barros
Palavras-chave: Conhecimento - Gestão
Ontologia
Produto - Desenvolvimento
Gestão do conhecimento
Data do documento: 11-Mar-2009
Editor: ISKO
ISKO
Citação: ANDRADE, Maria Teresinha Tamanini et al. A construção de uma ontologia para a representação do conhecimento no processo de desenvolvimento de produto. In: CONGRESS ISKO-SPAIN, 9., 2009, Valencia. Anais... Valencia: ISKO, 2009. p. 140-154.
Resumo: As organizações necessitam gerenciar o conhecimento utilizado em seus processos de forma efetiva para promover o aprendizado organizacional e preservar seu capital intelectual. A Gestão do Conhecimento tem um papel fundamental no desenvolvimento de produtos como agente disseminador de informações para os atores emvolvidos neste processo. O Processo de desenvolvimento de produto (PDF) tem natureza interdisciplinar e é caracterizado pelo elevado número de informações que são geradas e manipuladas. Neste contexto, ontologias são importantes para apoiar a representação, classificação, recuperação e difusão do conhecimento no PDF. O objetivo deste artigo é descrever a elaboração de uma proposta de Gestão do Conhecimento utilizando ontologias, que apóie a representação, recuperação e disseminação de conhecimento relativo ao PDP. Como resultado, observou-se que a ontologia, além de fornecer uma dimensão adicional para classificação e recuperação do conhecimento, estabeleceu um vocabulário imprescindível ao compartilhamento e difusão dos conhecimentos tácitos e explícitos. A busca e recuperação de documentos podem ser feitas a partir dos conceitos e instâncias dos conceitos, permitindo buscas mais eficientes. Assim, as conceituações específicas, que constituem o vocabulário comum estabelecido pela ontologia, facilitam o desenvolvimento de futuros mecanismos para aquisição de conhecimento e preservação do capital intelectual da organização.
Descrição: p.140-154
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/585
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção ....pdf475.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.