Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/577
Title: Um estudo comparativo de ferramentas para modelagem de processos de negócios: BPM
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Cerqueira, Jander S. de
Santos, Leandro B.
Keywords: Modelagem - Ferramenta;Modelagem de processo - Ferramenta;BPM;BPMN
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: CERQUEIRA, Jander S. de; SANTOS, Leandro B. Um estudo comparativo de ferramentas para modelagem de processos de negócios: BPM. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 672-680.
Abstract: O artigo a seguir propõe a comparação de alguns aspectos que são importantes ao escolher qual ferramenta BPM (Business Process Management) será utilizada dentro de uma organização, priorizando a etapa de modelagem de processos. Devido ao alto custo para implantar ferramentas BPM, alternativas surgem nas versões gratuitas afim de reduzir custos dentro das empresas. As ferramentas escolhidas para o estudo foram as mais citadas nas pesquisas iniciais. Serão comparadas duas ferramentas open source (código aberto) o BonitaSoft e Intalio, bem como uma ferramenta freeware (gratuita) o Bizagi. Além dos custos financeiros outras necessidades devem ser analisadas como: interface em Português, validação de modelos, interface intuitiva, formatos de importação e exportação, documentação, compatibilidade com SO (Sistemas Operacionais), multiplataforma e suporte ao padrão BPMN (Business Process Modeling Notation). Para uma melhor análise será utilizado um protótipo de um modelo de processos para ser utilizado nas ferramentas.
Description: p. 672-680
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/577
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP MCTI Um estudo comparativo de ferramentas ....pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.