Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/559
Title: A modelagem computacional como ferramenta potencialmente significativa no ensino de física da educação profissional
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Nascimento, Jefferson Oliveira do
Neide, Italo Gabriel
Keywords: Física - Modelagem computacional;Modelagem computacional - Física
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: NASCIMENTO, Jefferson Oliveira do; NEIDE, Italo Gabriel. A modelagem computacional como ferramenta potencialmente significativa no ensino de física da educação profissional. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 448-458.
Abstract: Em nossa prática profissional em nível superior, percebemos que os alunos provenientes da educação básica apresentavam concepções equivocadas quanto à ocorrência de fenômenos astronômicos, tendo como ênfase, as estações do ano. Esta constatação motivou o desenvolvimento desta pesquisa na Educação Profissional, especificamente com alunos do PROEJA, para que pudéssemos discutir uma metodologia de ensino, por meio da modelagem computacional e avaliarmos se há indícios de aprendizagem significativa. Esta pesquisa foi realizada de forma quantitativa por meio de um estudo de caso, em que se realizou uma intervenção pedagógica, devido a necessidade de nos interpormos e interferirmos na realidade a ser estudada, para modificá-la durante toda a investigação. Esta intervenção pedagógica realizada na educação profissional, é resultado da disciplina de estágio docente realizado no mestrado em ensino de ciências exatas do primeiro autor. Ao fim acreditamos que o objetivo de verificar indícios de aprendizagem significativa por meio da modelagem computacional, no ensino de Física, foi alcançado, indicando a possibilidade da modelagem ser caracterizada V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC) 10 e 11 de setembro de 2015 / Salvador, Bahia, Brasil 449 como uma ferramenta tecnológica educacional potencialmente significativa, conforme a Teoria da Aprendizagem Significa de David Ausubel.
Description: p. 448-458
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/559
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP MCTI A modelagem computacional ....pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.