Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/552
Título: Uma solução para gestão de EaD baseada na integração de moodle com o TOTVS
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Almeida, Fábio Britto de Carvalho
Araujo, Jaciane Ferreira
Palavras-chave: EaD
Sistema - Integração
Moodle
SGE
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: ALMEIDA, Fábio Britto de Carvalho; ARAUJO, Jaciane Ferreira. Uma solução para gestão de EaD baseada naintegração de moodle com o TOTVS. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 427-434.
Resumo: A educação, no contexto escolar vem se transformando significativamente no últimos anos, essas mudanças podem surgir a partir das novas necessidades refletidas pela sociedade contemporânea. A Educação a Distância (EaD) é o novo paradigma da educação que lida com novos processos, necessidades e competência, consequentemente oferecem grandes desafios. Geralmente as instituições de ensino utilizam ambientes distintos para a execução de seus cursos na modalidade EaD (Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA e Sistemas para Gestão Escolar - SGE). Muitas vezes informações repetidas são cadastradas manualmente nos diferentes sistemas, esse processo, além do esforço repetitivo pode causar transtornos como, informações incoerentes do mesmo dado ou até mesmo a falta delas.Em vista disso, esse artigo teve como objetivo explanar as melhorias, otimizações e inovações implantadas no processo de integração automática entre a plataforma Moodle e o sistema TOTVS Educacional da instituição SENAI CIMATEC, bem como apresentar os resultados obtidos com a implantação da integração entre os sistema supracitados. Sendo assim, implementou-se a integração entre os sistemas citados, através de Web Service e instruções SQL para manipulação de dados por meio de trigger e procedure. Os resultados obtidos apontam que a integração implementada nesta pesquisa atendeu as expectativas, tornando a sincronização das informações entre o AV@S e TOTVS automática, eficiente, e permitiu a redução do esforço repetitivo empregado anteriormente para alimentar os diferentes ambientes.
Descrição: p. 427-434
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/552
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP GETEC Uma solução ....pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.