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Título: Analise de custo benefício para carregadeiras com transmissões que permitem reversões
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Borges, Ralfe de Oliveira
Câmara, Júlio Chaves
Cajueiro, Emanuel Benício de Almeida
Palavras-chave: Controle de frenagem
Controle de torque
Data do documento: 10-Set-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: BORGES, Ralfe de Oliveira; CÂMARA, Júlio Chaves; CAJUEIRO, Emanuel Benício de Almeida. Analise de custo benefício para carregadeiras com transmissões que permitem reversões. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 18-28.
Resumo: O presente trabalho estuda os impactos econômicos ocasionados com o uso de sistemas na transmissão, desenvolvido para maquinas de grande porte. Para isso, coletou-se os dados de consumo de combustível e manutenção, de uma Carregadeira de peso 20 toneladas e capacidade de carga de 9 toneladas que possuíam o sistema de controle integrado e das carregadeiras como a mesma que não possuíam este sistema. Os resultados mostram a importância do sistema, a fim de evitar danos prematuros a transmissão do veículo, aumentar a eficiência energética, além de aumentar a agilidade do condutor na prática da tarefa, tudo isso associado a um melhor desempenho do equipamento gerando um consumo de combustivel menor. Para que isso ocorra existe um sistema de automação conectado por meio da rede CAN, que faz a interação entre os três conceitos básicos para que tudo isso ocorra, e que serão aplicados e detalhados neste artigo. O primeiro deles é o conceito de frenagem utilizando o conversor de torque com lockup que faz o acoplamento mecanico entre a bomba do conversor de torque, turbina, e o estator de roda-livre deixando de ser um sistema que gera força através da pressão do óleo e passando a ser um acoplamento mecânico, em seguida os conceitos de frenagem por funções de software e rbb(reverse by break), que através de lógicas de software pré programadas, são acionadas sempre que há movimento nas alavancas de frente e ré fazendo que o os freios funcionem automaticamente até chegar na velocidade de segurança e não danificar o componente.
Descrição: p.18-28
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/511
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